A Curva S e seu potencial analítico

“Como posso identificar desvios e tendências em meus projetos?” Certamente você, como gerente de projeto, já deve ter feito para si a mesma pergunta. Muito provavelmente, para responder a essa pergunta, já se viu debruçado em um cronograma analisando dezenas de datas e custos, comparando valores planejados e reais a fim de obter uma estimativa de progresso e tendências para o decorrer do projeto. Isso é algo comum para quem desconhece a curva S e seus benefícios. Mas afinal, o que é uma curva 

Em termos práticos, uma curva S em gerenciamento de projetos tem como foco principal melhorar o gerenciamento e o controle de um projeto específico ou de toda uma carteira de projetos [1].

Os pontos fortes de uma curva S são:

  • Identificar os desvios de um projeto, sejam eles de custo ou prazo;
  • Eficiência na visualização de tendências como atrasos e adiantamentos de custo e prazo;
  • Melhorar a tomada de decisão por parte dos escritórios de projetos e executivos;
  • Possibilidade de realizar contenção para agir de forma mais eficaz no projeto;
  • Acompanhamento durante toda a execução do projeto.

Existem duas curvas que podem ser geradas: a Curva S Física e a Curva S Financeira. A Curva S Física serve para análise de progresso de tempo do projeto. Paralelamente, a Curva S Financeira serve para análise de progresso de custos do projeto.

Existe um grande número de pessoas que desconhece essa ferramenta. Assim, urge a necessidade de demonstrar a aplicabilidade da Curva S na identificação de possíveis desvios, bem como de tendências para o restante de um projeto. Para isso, adicionei abaixo o cronograma do Projeto “Montar um Blog” como case didático para demonstrar todo o processo de produção da Curva S Física.

Para produzir a Curva S Física foi necessária a análise dos dados do cronograma utilizando a ferramenta Microsoft Project 2010, bem como o template disponível logo abaixo.

Curva S Física_TMP.xls

Cronograma do Projeto Montar um Blog - Linha de Base
Cronograma do Projeto Montar um Blog – Linha de Base

A produção da Curva S Física baseia-se na análise das colunas Duração, Duração real e Duração da linha de base. Essas colunas devem ser inseridas no cronograma aberto no Microsoft Project. Concluída essa etapa, alguns procedimentos devem ser executados para gerar o gráfico da Curva S:

Microsoft Project 2010:

  1. Clicar na aba Formato e desmarcar a opção Tarefas de Resumo;
  2. Copiar os valores das colunas Término, Nome da tarefa, Duração, Duração real e Duração da linha de base para as colunas correspondentes contidas na planilha “Durações” do template Curva S Física_TMP.xls;

Template Curva S Física_TMP.xls

  1. Remover todas as ocorrências referentes à unidade das colunas Duração, Duração real e Duração da linha de base. Utilizar comando substituir (Ctrl + L) unidades pelo valor vazio;
  2. Copiar as fórmulas contidas nas células G4, H4 e I4 para as células imediatamente inferiores. Isso irá calcular os valores acumulados das atividades contidas nas colunas Projetado, Realizado e Planejado;
  3. Limpar as células da coluna Realizado referentes às atividades que não foram finalizadas;
  4. Ocultar as linhas relativas às atividades restantes, deixando apenas visíveis as linhas referentes às atividades macro;
  5. Na aba “Gráfico S”, clicar com o botão direito no gráfico e selecionar a opção “Selecionar Dados…”;
  6. Na aba “Durações”, selecionar as colunas Nome da tarefa, Término, Projetado, Realizado e Planejado, bem como seus valores. Clicar no botão OK da janela “Selecionar Fonte de Dados”;

Observe que a Curva S Física será automaticamente gerada na planilha “Gráfico S” com três linhas. São elas:

  • Planejado: duração da linha de base.
  • Realizado: duração real do trabalho executado.
  • Projetado: duração estimada para concluir o trabalho restante.

Para que a Curva S reflita com fidedignidade a situação atual do andamento do projeto, alguns cuidados devem ser tomados:

  1. Marcar a linha de base no início do projeto;
  2. Atualizar as datas de início real e término real das atividades conforme elas ocorrem;
  3. Reagendar o trabalho não concluído para iniciar após a data atual;
Curva S Física - Projeto Montar um Blog

Curva S Física – Projeto Montar um Blog

Conclusão: Após a construção da Curva S Física fica evidente que o esforço, em dias, do trabalho realizado encontra-se acima do planejado, ou seja, o projeto está atrasado! Podemos também constatar através da projeção (estimativa) gerada pela curva em azul que a tendência é que o projeto termine com um atraso de cinco dias (142,5 – 137,5), ou seja, uma semana depois do planejado. Isso se dá devido aos atrasos sofridos durante as semanas iniciais. Procedimentos e análise semelhantes podem ser utilizados para a geração da Curva S Financeira do projeto.

As Curvas S Física e Financeira podem ser inseridas no Relatório de Desempenho do projeto, saída do processo “Reportar o Desempenho” da área de conhecimento Gerenciamento das Comunicações e do grupo de processos de Monitoramento e Controle. Note que esses gráficos são produzidos a partir de informações sobre o desempenho do trabalho, entrada do citado processo. Dessa forma, podemos perceber como a Curva S é uma importante ferramenta de comunicação, a qual pode ser utilizada para identificar desvios e tendências no projeto, melhorando assim o controle sobre o mesmo.

Referências

[1] VASCONCELOS, Hezequias. Curva S no Microsoft Project (pt-BR). Microsoft TechNet, 2012. Disponível em <http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/10185.curva-s-no-microsoft-project-pt-br.aspx>. Acesso em 20 de Abril de 2013.

About these ads

Publicado em 22/04/2013, em Comunicações, Custos, Gerenciamento de Projetos, Tempo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Iˇ¦ve read a few just right stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how a lot effort you set to create this sort of great informative site.

    Curtir

  2. Um bom trabalho sempre merece ser elogiado! Parabéns, sua expolixcação me foi bastante útil.

    Curtir

  3. Walter Souza

    Parabéns meu amigo, o texto foi muito bem feito…foi fácil ler e entender.

    Curtir

  4. Márcia Gomes Colen

    Prezado Daniel, muito boa a sua explanação.
    Gostaria de saber se tem possibilidade em disponibilizar o arquivo para curva S financeira.
    Obrigada.
    Márcia Colen.

    Curtir

    • Olá Márcia, não cheguei a desenvolver a planilha financeira. Mas você pode usar ideias bastante semelhantes as que apresentei nesse artigo adequando às suas necessidades.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 268 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: