Publicado em Metodologias Ágeis, Scrum, Vídeos

Scrum em menos de 10 minutos

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

3 comentários em “Scrum em menos de 10 minutos

  1. Realmente são duas cerimônias muito importantes. Mas elas não devem ser confundidas. Na sprint review todos os envolvidos no projeto devem participar. Ela gira em torno do que foi construído – o “incremento do produto entregável”, produzido no último sprint. Tipicamente, são demonstradas as novas funcionalidades.Durante a reunião o projeto é avalidado baseado no Sprint Goal, determinado durante a Reunião Sprint Planning. O ideal é que a equipe tenha concluído todos os itens do Product Backlog alocados para o Sprint, mas é mais importante que eles alcancem Sprint Goal.

    Enquanto que, a sprint retrospective é uma oportunidade para o time discutir a forma como foi feito o produto, o que está dando certo e o que não está, e consentir em ações para mudança. Uma abordagem adotada é que todo o time se reuna e discuta o que ele gostaria de:

    • Começar a fazer
    • Parar de fazer
    • Continuar fazendo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s