Livro Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software

Pessoal, acabo de terminar a leitura desse livro o qual é referência no Brasil para a técnica de contagem de pontos de função.

Resenha:

A análise de pontos de função é atualmente um instrumento utilizado por profissionais da área de sistemas e em empresas de todos os portes e segmentos da economia brasileira. Inicialmente o foco principal de sua aplicação era em estimativas. Atualmente ainda continua sendo uma ferramenta importante em estimativas, mas também tem sido aplicada cada vez com mais sucesso como unidade de medição de contratos de desenvolvimento de software e como ferramenta na gerência de projetos. Boa parte deste sucesso deve-se a uma comunidade bem ativa de usuários de pontos de função no Brasil – o BFPUG.
Este livro é o resultado de mais de dez anos de experiência prática dos autores na aplicação da técnica em projetos de desenvolvimento de sistema, manutenção de sistemas, gerência de projetos, treinamento e consultoria em Análise de Pontos de Função. Seu objetivo é complementar o Manual de Práticas de Contagem do IFPUG, que é a referência oficial da técnica para aqueles que pretendem utilizá-la de maneira profissional e no qual boa parte do livro foi baseada. Além de complementar as regras do IFPUG, o livro aborda aspectos da aplicação de pontos de função em estimativas, contratação de software e sobre o processo de certificação de especialistas em pontos de função.

Mais informações,  vídeo-aulas, apresentações e exercícios podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.fattocs.com.br/livro.asp

Abaixo segue uma compilação de material de apoio, que fiz a partir de documentos do site FATTOCS, para complementar a leitura do livro.

Análise de Pontos de Função – Material de Apoio do Livro

Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 29/12/2010, em Custos, Escopo, Gerenciamento de Projetos, Livros. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s