Satisfação no trabalho: a maior arma de um líder

lider1Pare e reflita: como um líder, como eu faria para atingir os objetivos da organização da qual faço parte? Qual seria a melhor estratégia? Como manter clientes e investidores leais e satisfeitos? A resposta é simples. Garantindo a satisfação no trabalho dos meus colaboradores. Sem isso, torna-se praticamente impossível concluir com sucesso o planejamento de escopo, prazos e custos para o portfólio de projetos de uma organização. A figura ao lado demonstra a perfeita relação entre um líder e seus colaboradores. O líder conduz a organização à atingir os objetivos traçados, mas são os colaboradores quem “carregam o piano”.

O papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver a satisfação dos funcionários no trabalho.  Contribuem para a motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa, a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através de feedback , respeito e credibilidade (CARVALHO, FERNANDES, OLIVEIRA, ZAMBERLAN, 2006). As melhores empresas podem converter a satisfação e a lealdade dos funcionários, de um lado, em satisfação e lealdade dos investidores, de outro (WAGNER III E HOLLENBECK ,2003). O líder pode, indiretamente, atrair investimentos e recursos  que permitem à organização sobreviver. Assim, podemos notar que o líder possui papel fundamental para o sucesso ou fracasso de uma organização.

Mas afinal, o que é a satisfação no trabalho? Segundo (SPECTOR, 2003) Satisfação no  Trabalho “é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao trabalho de forma geral e em seus vários aspectos”. Ou seja, é o quanto um colaborador gosta do seu trabalho, de desempenhar suas atividades, de conviver naquele ambiente quase que diariamente. Estudos comprovam que essa satisfação está diretamente ligada à produtividade e longevidade do funcionário na empresa. São fatores diretamente proporcionais (um acompanha o crescimento do outro).

Nesse ponto surge outra dúvida? Mas como um líder irá garantir ou, ao menos, buscar a satisfação no trabalho dos seus colaboradores? Através de uma avaliação perguntado diretamente aos funcionários como eles se sentem em relação ao seu trabalho, quais são suas aspirações profissionais, em que pontos a organização está pecando em relação ao lado humano da gestão. Bons líderes são aqueles que buscam criar as melhores condições possíveis para tornar os ambientes organizacionais mais produtivos a partir da busca da satisfação dos colaboradores. Um lugar onde eles possam desenvolver suas capacidades e lapidar seus potenciais. A figura abaixo demonstra o papel de um bom líder.

Fig. 1 – Líder em busca da satisfação dos colaboradores no trabalho.

É muito importante que as lideranças de uma empresa sejam conscientes de seu papel perante a motivação de seus subordinados (CARVALHO, FERNANDES, OLIVEIRA, ZAMBERLAN, 2006). As organizações que possuem bons líderes possuem um diferencial competitivo num mercado cada vez mais acirrado e voraz. Assim, as empresas estão buscando constantemente preparar lideranças para agirem como agentes que promovem a motivação. Pois , o objetivo final de toda e qualquer organização com fins lucrativos é aumentar o ROI (Return of Investiment). E para isso é preciso dar bastante atenção ao lado humano dessa engrenagem. Sem ele nada é possível!

1-CARVALHO, Alexandre B.; FERNANDES, Jean; OLIVEIRA, Lucas T.; ZAMBERLAN, Carlos O. Satisfação no trabalho. Jornada de Pesquisa. Ulbra Santa Maria. 2006)
2-WAGNER III, John A., HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional:Criando Vantagem Competitiva, Editora Saraiva, 2003.
3-SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações, Editora Saraiva, 2003.
Anúncios

Publicado em 12/01/2011, em Gerenciamento de Projetos, Recursos Humanos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Um dos melhores posts. Continue assim!

  2. Bem Daniel, cuidado com essa imagem pelo fato que para muitas pessoas ela pode sugerir a ideia de Submissão e Poder em relação aos outros membros equipe. Existem várias terorias sobre a motivição humana (Teoria da Motivação-Higiene, Teoria da Hierarquia
    das Necessidades de Maslow, A hierarquia das necessidades de McGregor, as teorias X e Y de McGregor etc.). Há também muitos estudos acadêmicos de adequar essas teorias universais ao dia a dia dos engenheiros de SW (Programas e modelos motivacionais). Meu trabalho de mestrado tem relação com motivação em equipes ágeis caso queira mais informações sobre a temática posso te passar alguns materias.

    • Entendi seu ponto de vista. Apenas quis representar exatamente o que eu disse no post… “O líder conduz a organização à atingir os objetivos traçados, mas são os colaboradores quem “carregam o piano”.” O líder não põe a mão na massa, porém é fundamental para conduzir a equipe a lograr êxito. Exatamente o papel de um Scrum Master. Líder e colaboradores são parceiros de uma hierarquia horizontal. Espero que tenha compreendido o que quis transmitir.

      • Eu entendi sim. Só fiz a ressalva porque para algumas pessoas não seja tão fácil compreender. Mas lembre-se que se a equipe atribuir alguma atividade ao scrum master ele terá que por a mão na massa também. Isso geralmente acontece quando temos atrasos ou equipe sobrecarregada por exemplo. Mas aí já é pana para manga em outro post. 🙂

      • Perfeito. Mas essa não é uma situação normal dentro do Sprint, evidenciando que algo está errado. E isso deverá ser melhor analisado na Sprint Retrospective. Mas como você mesmo disse isso é assunto para um outro post.

  3. Daniel, esse post foi muito apropriado nessa fase em que você está mudando de emprego, tenho certeza que a antiga empresa perdeu um grande profissional e espero que a nova empresa possa te dar a valorização que você merece.

  1. Pingback: Software Para Automação Commercial Lettings | Actual Percentil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s