Publicado em Evento

5º encontro do grupo de estudos GE2PS

Aconteceu no último dia 18/01/2011 mais um encontro do Grupo de Estudos em Gestão e Engenharia de Projetos de Software. Teve como facilitadores o desenvolvedor WEB, Rafael França e o gerente de projetos Alércio Bressano. Tive a oportunidade de participar e contribuir com o debate sobre o tema “Novos Paradigmas com Métodos Ágeis”. Abordamos, de forma descontraída, os pontos críticos de 4 artigos que tratavam assuntos como:

– Fatores que poderiam derrubar as metodologias ágeis.

– A volta do elitismo com a agilidade.

– Até que ponto são válidas as certificações?

– Quem são os reais culpados pelo insucesso de projetos?

– A necessária quebra de paradigma dos desenvolvedores.

Artigos:

http://cleancoder.posterous.com/what-killed-waterfall-could-kill-agile

http://blog.lambda3.com.br/2010/11/profissionais-ruins-e-a-raiz-do-problema/

http://akitaonrails.com/2009/12/10/off-topic-voce-nao-entende-nada-de-scrum

Fotos do encontro:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Depoimentos:

“Bastante produtivo o encontro do grupo de estudos GE2PS. Sem radicalismo ou “xiitismo”, debatendo sobre metodologias de desenvolvimento.  Enriquece o conhecimento através de troca de experiências, porém sem fanatismos por metodologias. “ Herick Faro (Analista de TI)

“Os encontros do GE2PS estão se mostrando bastante proveitosos. Este último em especial, que contou com a presença de gerentes, empregadores e desenvolvedores de diversas tecnologias, colocou em debate temas polêmicos sobre mercado e desenvolvimento de software. Acredito que esses encontros estão ajudando a disseminar conhecimento e formar opiniões, melhorando assim o nosso mercado de software.” Rafael França (Desenvolvedor WEB)

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s