Publicado em Comunicações, Gerenciamento de Projetos, Scrum

Ferramenta de apoio à comunicação em projetos: A Matriz de Comunicação

Participando de diversos projetos percebi que, geralmente, determinados esforços são privilegiados em detrimento de outros. Isso se deve, muitas vezes, à frequente pressão para se encontrar uma solução rápida e adequada no gerenciamento de determinados projetos. Um dos esforços NÃO privilegiados é o planejamento da comunicação no projeto, igualmente relevante para o sucesso das atividades.

Um fato notório é que em quase todos os projetos com grau de complexidade mais elevado, pode ser constatada a ocorrência de uma abordagem não adequada da comunicação. A ideia de “transparência no projeto” deve fundamentar um bom plano de comunicação sem, contudo, agregar muita coisa no processo de gerenciamento do projeto.

Atualmente, contamos com diversas ferramentas que dão suporte a uma adequada comunicação em projetos. Estudos demonstram que “o sucesso de uma comunicação depende de uma adequada seleção de ferramentas e de suportes de gestão adaptados ao projeto” [VIEIRA, 2011]. Sendo assim, o objetivo deste post é apresentar conceitos e benefícios de uma dessas ferramentas como suporte à gestão da comunicação: a matriz de comunicação.

A matriz de comunicação é uma ferramenta que especifica quais documentos serão comunicados, para quais stakeholders, em que freqüência (quando) e por qual meio (como). Ela deve estar presenta dentro do plano de comunicação do projeto. Para um melhor entendimento, observe a matriz abaixo.

Figura 1 – Matriz de comunicação

Fonte: Revista Mundo PM – Ed. 37.

 Segundo o PMBOK o plano de comunicação determina as necessidades de informação e comunicação dos envolvidos no projeto; por exemplo, quem precisa de qual informação, quando ela será necessária, como e por quem ela será distribuída. Um bom plano de comunicação deve especificar métodos que permitam transmitir a informação sem ruído, de maneira clara, tendo sempre o feedback do receptor. Assim, a matriz de comunicação, exemplificada acima, apresenta informações de grande utilidade para o plano de comunicação do projeto.

A matriz de comunicação pode ainda ser utilizada como ferramenta de apoio para projetos que utilizem metodologias ágeis de desenvolvimento. Vamos tomar como exemplo o framework Scrum, o qual desenvolve a comunicação por intermédio de Daily Meeting, Burndown Charts, Quadro de Kanban, etc. Sim, estas ferramentas permitem a comunicação e visibilidade do projeto, mas existem outras necessidades que estas ferramentas não atendem. É nesse ponto que entra a utilidade da matriz de comunicação: técnica complementar para apoio à adequada comunicação em projetos ágeis.

Figura 2 – Matriz de comunicação para projetos com Scrum.

Fonte: http://blogdoabu.blogspot.com

Para finalizar, gostaria de frisar que a comunicação em projetos tem que ser tratada como as demais gestões (custos, riscos, escopo, integração, etc.): um permanente facilitador para obtenção de sucesso em projetos. Trata-se de uma gestão bastante crítica, pois, se desprezada ou negligenciada, pode produzir onerosos retrabalhos, arruinar cronogramas, aumentar os riscos e custos, etc. Em posts futuros irei apresentar com mais incisão como planejar a comunicação em projetos de forma a criar um ambiente propício ao sucesso.

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

4 comentários em “Ferramenta de apoio à comunicação em projetos: A Matriz de Comunicação

  1. Daniel,

    muito bom este POST sobre comunicação. Podemos resumir o Plano de Comunicação do Projeto como um acordo que deve ser firmado, entre todos os envolvidos (stakeholders), no início do projeto para que a comunicação seja bem clara. O problema é que muitas vezes, apesar de existir, o plano é negligenciado, daí percebemos as empresas com mais ou menos maturidade na condução dos seus projetos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s