DICA DO BLOG
DESTAQUES
O problema das médias
no gerenciamento de projetos
A simulação computacional proporciona análises importantes sobre os riscos ocultos em projetos, gerando não apenas um número mas uma distribuição de probabilidades. A função DIST (Distribution String), criada pelo autor, estabelece adicionalmente um padrão de comunicação de entrada/saída das incertezas em projetos, facilitando o compartilhamento de cenários e conhecimentos que infl uenciam as estimativas de prazos, custos e demais fatores do projeto de forma inequívoca entre todos os gerentes.
Tratado de medidas confiáveis de conclusão (CCMT)
Trata-se de um método para medir o progresso com ênfase na identifi cação e estimativa das consequências das possíveis resoluções das incertezas de um projeto, em termos tanto de tempo como fi nanceiro. Uma vez terminadas essas estimativas, pode-se calcular um conjunto de possíveis resultados, identifi cando a pior das hipóteses para custo, tempo e para cada um dos requerimentos importantes do projeto.
A aplicação das novas ciências ao gerenciamento de riscos e de projetos
Há um sentimento entre alguns profi ssionais que lidam com riscos, incluindo o autor, de que o gerenciamento teórico de riscos desgarrou-se de nossa intuição no mundo do gerenciamento de projetos. Este artigo mostra que, ao se entender com que tipo de problema se está lidando, as decisões passam a ser mais conscientes das inerentes incertezas.