Publicado em Revistas

Revista Mundo Project Management – Ed. 40

DICA DO BLOG

DESTAQUES

Avaliando Projetos de Infraestrutura
IPAT – Uma ferramenta da NETLIPSE da União Européia

Este artigo apresenta a rede NETLIPSE criada pela comunidade europeia com os objetivos de promover o compartilhamento de conhecimento e experiências entre suas organizações constituentes e permitir a avaliação de Large Infrastructure Projects (LIPs). Em especial, a ferramenta IPAT (Infrastructure Project Assessment Tool), criada para avaliação de LIPs ao longo do ciclo de vida dos projetos.

Projetos de Desenvolvimento Global de Produtos usando DSM

Neste artigo, efetua-se uma primeira discussão sobre o problema do gerenciamento de projetos de desenvolvimento global de produtos usando o método de Matriz de Estrutura de Projeto (método de Design Structure Matrix, DSM). Uma competência essencial para garantir uma real sustentabilidade na competição internacional.

Três Perspectivas sobre o Valor de Negócio do Gerenciamento de Projetos

A gestão de projetos é inerente ao conjunto de práticas de negócios encontrado em qualquer organização, especialmente quando os projetos são os mecanismos utilizados para entregar produtos e serviços. O artigo apresenta perspectivas fundamentais para entender o valor de negócio do gerenciamento de projetos para as empresas. E como o PMO pode facilitar o apoio aos interesses de negócio da empresa.


Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s