Publicado em Entrevista, Gerenciamento de Projetos

Entrevista com Guilherme Filho, MSc, PMP

Guilherme Filho é Gerente de Projetos há 10 anos, Presidente do Brazil PMI Sergipe Chapter, Professor e Coordenador Universitário de MBA’s voltados para área de Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial, Marketing Executivo e Gestão de Recursos Humanos., Possui Mestrado em Economia na Universidade Federal de Sergipe, Pós-Graduação em Sistemas Distribuídos pela FRB – Faculdades Ruy Barbosa, graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador, certificação PMP pelo Project Management Instituite (PMI) e Líder do Escritório de Projetos (PMO) na UO-SEAL. Foi também diretor de comunicações do Capítulo PMI Bahia na gestão de 2005 a 2006.

ENTREVISTA

Blog GPA: Olá Guilherme! Primeiramente, gostaria de dizer que é um prazer para o Blog GPA entrevistar um profissional de grande renome no mercado como você. Pelo que pesquisei você é pós-graduado em Desenvolvimento WEB e mestre em Economia. Afinal, o que o fez entrar na área de Gerência de Projetos?

Guilherme: Sou formado em Ciência da computação que é uma profissão 100% voltada para projetos. Quando me formei tinha uma pequena empresa de desenvolvimento de sites que acessavam banco de dados em uma época em que quase ninguém fazia isso. Nessa época, todos os meus colegas já estavam empregados, mas eu preferi criar uma empresa com um amigo, pois no plano de carreira que visualizava para mim eu precisava ganhar experiência. Não ganhei R$1,00 com a empresa, mas foi uma das melhores decisões que eu tomei ao decidi abri-la. Em pouco mais de um ano de empresa decidimos fechá-la, pois havíamos atingido o objetivo. Logo depois fui contratado pela maior empresa de TI do Nordeste na época (atualmente CPM Braxis Capgemini – http://www.cpmbraxis.com) para o maior projeto que ela implementou até hoje. Na empresa a ascensão foi rápida, de analista fui a coordenador e em menos de três anos era Gerente de Projetos, tendo ganhado todas as seis promoções que participei no período. Na seqüência fui contratado por uma empresa de consultoria em projetos para Gerenciar projetos industriais de grande porte. Nessa altura o meu plano de carreira já estava traçado e não havia mais como voltar atrás. Não foi fácil, mas todas as decisões que tomei desde o início do percurso foram para incrementar a carreira que abracei. O Mestrado em Economia é um viés acadêmico que alimento em paralelo, pois ensinar é a minha grande paixão e, além disso, o Mestrado me permitiu ver o mundo à minha volta sob uma perspectiva muito mais ampla.

Blog GPA: Quais são as maiores dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do seu trabalho?

Guilherme: A maior dificuldade que tenho é gerenciar conflitos e expectativas das partes envolvidas no projeto. Nunca podemos nos esquecer que gerenciar projetos é gerenciar pessoas. Nesse ambiente, a quantidade de envolvidos é grande, assim como os seus desejos e expectativas. Como Gerente, tenho que ir em busca do objetivo do projeto e como conseqüência enfrentar muitos conflitos. Dentre as dificuldades incluo o esforço para gerenciar pessoas diferentes que pensam a todo tempo que são iguais.

Passei algum tempo para aprender que temos que ser duros com os problemas e não com as pessoas, mas em geral os membros menos experientes da equipe não conseguem enxergar facilmente que todo projeto tem prioridades, sendo a maior delas o atendimento dos objetivos do projeto. Não por acaso, passo a maior parte do tempo lendo sobre Gerenciamento de pessoas, conflitos e formação de alianças. Todo Gerente de projetos que se preze já leu “A arte da Guerra” e “O príncipe” pelo menos umas duas vezes. Outra dificuldade que tenho é balancear a minha vida pessoal com as atividades profissionais. Conheço profissionais impecáveis na área de projeto, mas que possuem uma vida familiar extremamente limitada. Isso é algo que tento evitar.

Blog GPA: Você conquistou um título almejado por muitos gerentes de projetos, PMP (Project Management Profissional). O que o motivou a buscar esse título? Como foi o caminho percorrido? Pensou em desistir? O que mudou em sua vida profissional após essa certificação?

Guilherme: No meu caso houve uma mudança rápida na parte financeira e também um aumento significativo de responsabilidade. Sempre digo aos meus alunos, clientes e parceiros que a certificação PMP lhe habilita a pilotar um carro de Fórmula 1, mas daí a entrar no Cockpit com todos aqueles controles, botões, interação com o time e fazer voltas cada vez mais rápidas é uma distância enorme.  A certificação é um passo importantíssimo na carreira do profissional de projetos, mas também o começo de uma grande e longa caminhada. Os melhores gerentes de projetos que conheço foram os que incluíram a certificação no plano pessoal de desenvolvimento e não aqueles que almejavam ganhos financeiros. Por mais difícil que sejam alguns momentos, eu nunca pensei em desistir. Por ter o controle da minha carreira profissional e objetivos traçados isso sempre me ajudou a me manter “nos trilhos”, mas vi muita gente ficar pelo caminho, pois não sabiam ao certo onde pretendiam chegar.

Blog GPA: Vamos falar um pouco sobre o cenário do Gerenciamento de Projetos em Sergipe. É notório, nos últimos anos, o crescimento das práticas em gestão de projetos no estado. Como você vislumbra o nosso estado no cenário nacional? Estamos muito atrás dos outros estados?

Guilherme: No meu ponto de vista Sergipe é um estado que ficou fora do círculo dos grandes investimentos durante as décadas anteriores, mas que está aproveitando o atual ciclo de desenvolvimento do país de forma fantástica. Todo esse cenário é extremamente virtuoso para os profissionais de projetos, seja nas indústrias, empreendimentos pessoais, governamentais ou educacionais. Não é à toa que estamos acima da média de desenvolvimento do Brasil, mas ainda há muita coisa para ser feita e uma delas é a formação de profissionais altamente capacitados em gestão. Infelizmente uma das coisas que ainda percebo que estamos atrás das demais capitais é o valor que os profissionais dão à sua formação pessoal. Ainda investimos muito pouco em nós mesmos. Li 16 livros este ano e acho que posso ler mais, mas conversando com outros profissionais vejo que eles não dedicam muito tempo e dinheiro para o desenvolvimento pessoal. Dessa forma, não podemos reclamar quando perdemos posições gerenciais para profissionais de fora do estado. Quando converso com Gerentes de Projetos dos EUA e Austrália, percebo que o caminho é esse, somos necessários pela nossa raridade e não pelo que sabemos em comum. A pergunta que eu sempre faço é: você está onde está porque você quer ou porque não tem opção de escolha? Por outro lado fico impressionado com o nível gerencial de alguns profissionais do estado, prova de que existe uma geração bastante promissora que estará vingando nos próximos anos e são os que mais enxergam os benefícios do Capítulo PMI Sergipe.

Blog GPA: Recentemente foi anunciada a aprovação do capítulo PMI Sergipe. Como foi a planejamento para aprovação desse projeto e como a equipe envolvida recebeu essa notícia?

Guilherme: Fui diretor de comunicação do Capítulo PMI Bahia durante dois anos e estou envolvido com o PMI a quase dez, sendo seis deles como PMP. Quando o Presidente do PMI Latin America, Mauro Sotille, me contatou perguntando sobre o meu interesse em apresentar a proposta para abertura do Capítulo Sergipe ele já me conhecia. Ele havia recebido informações de pessoas ligadas ao PMI que haviam trabalhado comigo. Isso mexeu muito comigo, pois sabia que o desafio era grande e a responsabilidade maior ainda. Aceitei o desafio na hora, comecei a levantar as necessidades, montei um time excelente e verifiquei que o trabalho seria duro, pois o PMI faz tudo aqui que prega. Não sei quantas vezes tive que ligar para os EUA e ter reuniões discutindo o plano de projeto da montagem do capítulo com os americanos. O que mais me tornava confiante era a equipe que eu havia montado e isso acabou fazendo toda a diferença. Desde a colocação da proposta até a aprovação do plano foram cinco meses, tempo Record. Depois de um grande tempo sem abertura de novos capítulos do PMI no Brasil, Sergipe foi o primeiro estado com Capítulo aprovado. Lembro que estava em uma reunião de trabalho quando uma das diretoras do PMI EUA me ligou dizendo “Congratulations Guilherme!”. Saí da reunião correndo para me filiar ao capítulo, pois queria ser o primeiro membro do PMI Sergipe. Isso é algo que nunca esquecerei. Depois disso liguei para os demais diretores e foi uma alegria total, pois era a véspera do nosso primeiro jantar palestra e toda a equipe havia trabalhado muito para que tudo estivesse em ordem. Lembro do Alércio Bressano, nosso Diretor de Comunicações, me dizendo: “Guilherme, você tem idéia do que fizemos? A ficha ainda não caiu!”. Mas tudo isso é apenas o início de um longo processo, a partir de agora o trabalho é enorme.

Blog GPA: Você acredita que a abertura desse capítulo do PMI vai contribuir para o crescimento da área de Gerência de Projetos em Sergipe? Se sim, de que forma? Quais são as metas iniciais?

Guilherme: A primeira frase que proferi como Presidente do Capítulo do PMI Sergipe foi: “A abertura do Capítulo é um marco para o estado de Sergipe” e eu não falei isso por acaso. Teremos uma excelente oportunidade de formarmos profissionais de alto desempenho em Gestão de projetos, nas mais diferentes áreas, com a estrutura possibilitada pelo maior Instituto de Gerenciamento de projetos do mundo, o PMI. Com o capítulo, teremos oportunidade de realização de eventos regulares e de diversas naturezas (jantares, congressos, palestras institucionais, treinamentos gerais, específicos etc) e ainda promover um networking fantástico entre os envolvidos. Isso tudo sem falar nas possibilidades que abriremos para facilitar o caminho dos membros para as diversas certificações profissionais do PMI e também nos projetos sociais que iremos promover com o intuito de difundir as boas práticas de gerenciamento de projetos entre os membros e ainda agregar valor à sociedade sergipana. Vou contar um pouco em primeira mão: estamos montando um projeto voluntariado inédito, onde os membros participarão de um projeto real, com os principais processos e modelos de documentos de gerenciamento de projetos, liderados pela diretoria do capítulo. Nesse projeto serão elaborados planos e existirão metas. No final os membros terão à sua participação no time avaliada e receberão certificado com “horas de vôo” em projetos. Com o capítulo criaremos produtos e serviços para todos os tipos de profissionais envolvidos em Gerenciamento de projetos no estado.

Blog GPA: Para finalizar, deixo aqui um espaço aberto para que você possa fazer suas considerações finais.

Guilherme: Gostaria de agradecer a oportunidade concedida para que eu pudesse falar um pouco sobre o Capítulo PMI Sergipe e gostaria de dizer que estamos com uma excelente oportunidade de propagar as boas práticas do gerenciamento de projetos na comunidade. Para isso iremos precisar da participação do envolvidos, pois o Capítulo é feito pelos seus membros e nada do que sonhamos será possível sem eles. Por isso convido a todos a nos seguir no Facebook (http://www.facebook.com/PMISergipe) e se filiar ao Capítulo para que muito em breve possamos estar incluindo Sergipe no circuito de eventos de grande porte na área de Gerência de Projetos.

 

Publicidade

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

9 comentários em “Entrevista com Guilherme Filho, MSc, PMP

  1. Parabéns pela conquista, Guilherme e equipe do Capítulo SE. Agora sei que poderemos contar com o preparatório para PMP e também com a prova de certificação aqui em Aracaju. Estou aguardando.
    Leonel

    Curtir

  2. Parabéns ao blog e parabéns aos envolvidos no projeto de abertura do capítulo do PMI em Sergipe. Com certeza a iniciativa será de grande valia para todos da área e áreas correlacionadas. Essa oportunidade é única para todos que trabalham, estudam ou tem interesse pelo área de Gerenciamento de Projetos e a abertura do capítulo em nosso estado trará frutos de muita importância e visibilidade para todos. Parabéns novamente Guilherme e equipe. Todos só ganharemos.

    Curtir

    1. Entendo que Sergipe tem, atualmente, um contingente significativo de técnicos com formação em Gerência de Projetos e através do Capítulo PMI, podemos, disseminar com maior celeridade o modelo projetizado, praticar uma metodologia de trabalho, que possibilitará ao Gerente de Projetos melhorar sua atuação na negociação com as diversas áreas das organizações, boa parte ainda com a cultura instituída através do modelo funcional, alocar recursos humanos para desempenhar principalmente atividades, com a finalidade de adquirir e/ou ampliar habilidades no gerenciamento de conflitos e interesses das pessoas e partir para a criação de escritórios de Projetos e Processos de Negócio nas organizações.
      Parabéns pela entrevista, demonstrou boas questões formuladas e respostas apresentadas com consistência e maturidade de conhecimento teórico e prático

      Curtir

  3. Parabéns a todos da equipe, grandes responsáveis pela aprovação do Capítulo PMI Sergipe. Todos os envolvidos com Gerenciamento de Projetos serão beneficiados por essa conquista, pois a aprovação do Capítulo SE foi apenas o primeiro passo para o sucesso do GP em Sergipe.
    Que os profisisonais da nossa região saibam aproveitar com maestria a oportunidade que lhes foi dada!
    Mãos à obra!!!

    Curtir

  4. Parabéns Guilherme, saiba que foi uma honra ser sua aluna e fiquei feliz por esta grande novidade, abertura do capítulo do PMI em Sergipe.

    Curtir

  5. É legal saber como foi a sua história na gerencia de projetos e acredito que muitos vão querer se espelhar em você, como profissional. Eu mesmo já estou fazendo o meu planejamento. Sobre o ganho de experiência, realmente você tem razão. Eu trabalhava como Gerente de TI em um empresa de sistema e sai para ser Treinee de Gerente de Projetos em outra, com um salário muito menor. O ganho profissional foi muito maior do que eu esperava e até hoje sou grato pelo direcionamento que recebí de Guilherme.

    Parabéns pela entrevista Guilherme, otimas perguntas e respostas apresentadas, com solidez nas infomações.

    Grande abraço.

    Curtir

  6. É legal saber como foi a sua história na gerencia de projetos e acredito que muitos vão querer se espelhar em você, como profissional. Eu mesmo já estou fazendo o meu planejamento. Sobre o ganho de experiência, realmente você tem razão. Eu trabalhava como Gerente de TI em um empresa de sistema e sai para ser Treinee de Gerente de Projetos em outra, com um salário muito menor. O ganho profissional foi muito maior do que eu esperava e até hoje sou grato pelo direcionamento que recebí de Guilherme.

    Parabéns pela entrevista Guilherme, otimas perguntas e respostas apresentadas, com solidez nas infomações.

    Grande abraço..

    Curtir

  7. Parabéns Guilherme, Alércio Bressano e toda a equipe de vocês pela conclusão desse projeto, PMI Sergipe. Vocês estão contribuindo muito para o crescimento de nosso Estado. Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s