Resultado da Enquete

Análise

Diante dos resultados apresentados é possível observar que o Gerenciamento de Riscos é uma área de conhecimento de fundamental importância para qualquer gerente de projetos. Ela aparece em primeiro lugar com 34% da preferência dos participantes. Riscos podem levar qualquer projeto ao fracasso numa fração de segundos, tanto é verdade que o PMI dedica atenção especial à essa área com a criação de uma certificação específica, o PMI-RMP (Risk Management Professional).

Em segundo lugar com 18% dos votos, aparece a opção Habilidade de Analista de Negócios. Isso pode ser explicado pelo fato de haver um tendência de mercado em contratar gerentes de projeto com experiência em determinada área. Mesmo não sendo necessário o conhecimento em um ramo específico de negócio, este ajuda a planejar e controlar o projeto, analisar riscos e impactos e na tomada de decisões. Porém, tudo isso pode ser feito com a opinião de especialistas no assunto.

Logo em seguida, aparecem empatados na terceira posição Processos de Negócio e Gerenciamento de Projetos Complexos com 11% dos votos cada. Habilidades em processos de negócio ajuda ao gerente do projeto a entender como funciona o fluxo de atividades em uma área da organização ou entre diversas áreas. Já as habilidades para gerenciar projetos complexos têm sua importância devido ao atual  crescimento das organizações no mundo globalizado, necessitando cada vez mais gerentes com experiência para integrar equipes dispersas geograficamente e com alto número de partes interessadas afetadas pela realização do projeto.

fome-zero

Com 6% dos votos, o Gerenciamento de Programas é lembrado na pesquisa pelos participantes. Trata-se, segundo o PMBOK, de gerenciar de modo coordenado um grupo de projetos relacionados para a obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Um exemplo clássico é o Programa Fome Zero do Governo Federal, cujo objetivo é assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Logo abaixo, com 4% dos votos aparece o Seis Sigma que nada mais é do que um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. A opção Outros foi escolhida por 8% dos participantes.

Anúncios

Publicado em 22/05/2013, em Enquetes e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: