Recentemente, foram publicados dois artigos meus na revista Engenharia de Software da editora DevMedia, edição nº 60. No primeiro artigo, “Certificação CAPM: o projeto”, forneço um projeto-guia que elaborei com o propósito de obter a Certificação CAPM. Já no segundo, “Gerenciamento do tempo em projetos de software”, apresento a aplicabilidade e benefício da aplicação do método da corrente crítica para gestão do tempo em projetos. Segue abaixo um resumo.
Certificação CAPM: o projeto
Como se tornar um profissional certificado CAPM
O gerenciamento de projetos é uma área que envolve conhecimento em diferentes áreas. Lidar com pessoas, planejar tempo e gerenciar riscos são alguns dos exemplos de áreas que o gerente deve dominar. Mas isso não é fácil e, certamente, a maturidade na realização das atividades só virá com a experiência. Contudo, é possível ganhar tempo e evidenciar isto para o mercado através da realização de certificações na área de geste de projeto. Este artigo apresenta de forma prática como iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar um projeto que tem por objetivo obter a certificação CAPM, através da utilização e interação de processos, ferramentas e técnicas pertencentes ao framework descrito no Guia PMBOK.
Gerenciamento do tempo em projetos de software
Agilidade na entrega de valor através da utilização do método da corrente crítica
O gerenciamento do tempo é, sem dúvida, uma das atividades mais críticas a serem realizadas pelo gerente de projetos. Ela envolve, dentre outras coisas, a definição de como as atividades serão realizadas, os responsáveis pela sua execução e o esforço envolvido em cada atividade. Normalmente, ao definir um cronograma, um item a que se deve estar atento é ao caminho crítico. Este artigo apresenta, através de um estudo de caso, como aplicar o método da corrente crítica para gerenciar o tempo em um projeto de construção de um portal de um escritório de contabilidade, entregando todo o escopo acordado, com a qualidade esperada pelo cliente, dentro do prazo determinado.