Pessoas: o elo entre a ideia e o sucesso

Transformar uma ideia em um projeto não é algo trivial. Exige um bom planejamento e PESSOAS que possam conduzir o plano traçado de maneira a atingir os objetivos propostos. E para tanto, um time qualificado e comprometido é fundamental. Sim, um time! Pois como diria Dom Quixote “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”  

Se todas as organizações soubessem reconhecer e valorizar de maneira adequada seus colaboradores, a maximização dos resultados deixaria de ser uma busca dolorosa e passaria a ser uma tendência saborosa (com o perdão do trocadilho!).

Em qualquer tipo de projeto, independentemente do porte, é fundamental a existência de uma equipe de especialistas que possa transformar o sonho em realidade. Cada um no seu quadrado, trabalhando de maneira colaborativa em prol de um objetivo em comum. Vou citar aqui 5 fatores essenciais que devem caminhar juntos nessa trilha afim de ultrapassar a ponte ideia-sucesso:

  • Competências
  • Motivação
  • Compromisso com resultados
  • Negociação de conflitos
  • Reconhecimento

Trabalhando na balança e buscando o equilíbrio desses fatores encontra-se o Gerente de Projetos. Ele é responsável por selecionar a equipe do projeto de acordo com as competências que julgar necessárias para a execução das atividades, integrar as pessoas e motivá-las para nunca desistir diante das barreiras encontradas, criar o sentimento de compromisso com resultados, negociar e administrar conflitos que possam colocar em risco o projeto e reconhecer e premiar o trabalho do time.

Mas não se engane! O Gerente de Projetos não é a figura mais importante dessa trilha. Ele é apenas um componente do resultado e não o resultado em si! Sem um time não se faz projeto, não se chega a lugar algum. É preciso entender que cada membro da equipe tem um papel fundamental na resolução do problema. Assim, a responsabilidade tanto pelo sucesso como pelo fracasso deve ser assumida e compartilhada por todos. Essa divisão de responsabilidades cria uma atmosfera positiva sensacional, facilitando a resolução de problemas e o desejo comum pela vitória. Afinal, você já viu algum campeão que trabalhou sozinho?!

Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 26/08/2013, em Gerenciamento de Projetos, Partes Interessadas, Recursos Humanos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: