Publicado em Gerenciamento de Projetos, Partes Interessadas, Recursos Humanos

Pessoas: o elo entre a ideia e o sucesso

Transformar uma ideia em um projeto não é algo trivial. Exige um bom planejamento e PESSOAS que possam conduzir o plano traçado de maneira a atingir os objetivos propostos. E para tanto, um time qualificado e comprometido é fundamental. Sim, um time! Pois como diria Dom Quixote “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”  

Se todas as organizações soubessem reconhecer e valorizar de maneira adequada seus colaboradores, a maximização dos resultados deixaria de ser uma busca dolorosa e passaria a ser uma tendência saborosa (com o perdão do trocadilho!).

Em qualquer tipo de projeto, independentemente do porte, é fundamental a existência de uma equipe de especialistas que possa transformar o sonho em realidade. Cada um no seu quadrado, trabalhando de maneira colaborativa em prol de um objetivo em comum. Vou citar aqui 5 fatores essenciais que devem caminhar juntos nessa trilha afim de ultrapassar a ponte ideia-sucesso:

  • Competências
  • Motivação
  • Compromisso com resultados
  • Negociação de conflitos
  • Reconhecimento

Trabalhando na balança e buscando o equilíbrio desses fatores encontra-se o Gerente de Projetos. Ele é responsável por selecionar a equipe do projeto de acordo com as competências que julgar necessárias para a execução das atividades, integrar as pessoas e motivá-las para nunca desistir diante das barreiras encontradas, criar o sentimento de compromisso com resultados, negociar e administrar conflitos que possam colocar em risco o projeto e reconhecer e premiar o trabalho do time.

Mas não se engane! O Gerente de Projetos não é a figura mais importante dessa trilha. Ele é apenas um componente do resultado e não o resultado em si! Sem um time não se faz projeto, não se chega a lugar algum. É preciso entender que cada membro da equipe tem um papel fundamental na resolução do problema. Assim, a responsabilidade tanto pelo sucesso como pelo fracasso deve ser assumida e compartilhada por todos. Essa divisão de responsabilidades cria uma atmosfera positiva sensacional, facilitando a resolução de problemas e o desejo comum pela vitória. Afinal, você já viu algum campeão que trabalhou sozinho?!

Publicidade

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Um comentário em “Pessoas: o elo entre a ideia e o sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s