Transformar uma ideia em um projeto não é algo trivial. Exige um bom planejamento e PESSOAS que possam conduzir o plano traçado de maneira a atingir os objetivos propostos. E para tanto, um time qualificado e comprometido é fundamental. Sim, um time! Pois como diria Dom Quixote “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.”
Se todas as organizações soubessem reconhecer e valorizar de maneira adequada seus colaboradores, a maximização dos resultados deixaria de ser uma busca dolorosa e passaria a ser uma tendência saborosa (com o perdão do trocadilho!).
Em qualquer tipo de projeto, independentemente do porte, é fundamental a existência de uma equipe de especialistas que possa transformar o sonho em realidade. Cada um no seu quadrado, trabalhando de maneira colaborativa em prol de um objetivo em comum. Vou citar aqui 5 fatores essenciais que devem caminhar juntos nessa trilha afim de ultrapassar a ponte ideia-sucesso:
- Competências
- Motivação
- Compromisso com resultados
- Negociação de conflitos
- Reconhecimento
Trabalhando na balança e buscando o equilíbrio desses fatores encontra-se o Gerente de Projetos. Ele é responsável por selecionar a equipe do projeto de acordo com as competências que julgar necessárias para a execução das atividades, integrar as pessoas e motivá-las para nunca desistir diante das barreiras encontradas, criar o sentimento de compromisso com resultados, negociar e administrar conflitos que possam colocar em risco o projeto e reconhecer e premiar o trabalho do time.
Mas não se engane! O Gerente de Projetos não é a figura mais importante dessa trilha. Ele é apenas um componente do resultado e não o resultado em si! Sem um time não se faz projeto, não se chega a lugar algum. É preciso entender que cada membro da equipe tem um papel fundamental na resolução do problema. Assim, a responsabilidade tanto pelo sucesso como pelo fracasso deve ser assumida e compartilhada por todos. Essa divisão de responsabilidades cria uma atmosfera positiva sensacional, facilitando a resolução de problemas e o desejo comum pela vitória. Afinal, você já viu algum campeão que trabalhou sozinho?!
Republicou isso em Cavalo Manso.
CurtirCurtir