Publicado em Certificações, Metodologias Ágeis

Metodologias Ágeis e o crescimento da certificação PMI-ACP®

A crescente busca das organizações por ferramentas e técnicas que consigam entregar valor mais rapidamente para seus clientes, tem gerado um grande interesse nas metodologias ágeis. Tanto é verdade que uma recente pesquisa, desenvolvida pelo Project Mangement Institute (PMI)® e divulgada em 2012 pela PM Survey.Org, aponta que 50% das organizações consultadas utilizam métodos ágeis e 35% tem interesse em implantá-las. Essa pesquisa foi realizada com mais de 750 organizações instaladas em 5 diferentes países.

Manifesto Ágil, escrito em 2001, deu surgimento às metodologias ágeis, as quais se baseiam em quatro valores fundamentais:

  • Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
  • O funcionamento do software acima de documentação abrangente;
  • A colaboração dos clientes acima da negociação de contratos;
  • A capacidade de resposta à mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

Essas metodologias podem ser utilizadas em projetos de qualquer natureza, sejam eles de Engenharia, Aviação, Tecnologia da Informação, etc. Buscam valorizar os recursos humanos e seus relacionamentos, facilitando o desenvolvimento de equipes auto gerenciáveis. Dessa forma, surge a ideia de time que trabalha em sinergia por um objetivo comum. 

Vislumbrando essa crescente necessidade do mercado por profissionais capacitados que possam aplicar os conceitos ágeis em ambientes organizacionais, o PMI® decidiu criar a certificação PMI-ACP®, a qual é hoje a que possui maior crescimento. Deseja se tornar um Profissional Certificado em Métodos e Práticas Ágeis, e se destacar no mercado? Então, recomendo o treinamentopreparatório da Projectlab!

Este post trata-se de um artigo patrocinado (publieditorial).

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s