Você sabe o que é Crowdfunding?

Por Frederico Cappellato

Sobre o Crowdfunding…

Muitos projetos surgem na cabeça das pessoas diariamente, a falta de capital para a realização atrapalha na maioria dos casos.

“A união faz a força”, o Crowdfunding segue essa lógica, pequenas contribuições podem levar a grandes projetos.

Em um período onde as redes sociais e comunidades online têm grande força, o Crowdfunding, ou financiamento colaborativo, pode contar com a generosidade das pessoas para arrecadar fundos para não importa qual projeto.

Crowfunding1

Originário dos Estados Unidos, na década de 2000, Crowdfunding (multidão em Inglês) vem ganhando espaço no Brasil oferecendo uma variedade de projetos. Qualquer pessoa interessada no projeto pode participar contribuindo financeiramente.

Boas ideias em prática

Esse sistema de colaboração é excelente para qualquer pessoa com uma boa ideia, basta divulgar nas redes ou sites específicos que as pessoas irão se interessar ou não pelo tema. Excelente oportunidade para ampliar qualquer ideia ou projeto e romper com certos moldes sociais.

Resumindo, o Crowdfunding utiliza a web para colocar em prática as mais variadas criações, seja música, startups, jogos, livros, séries, etc

Crowfunding2

A ligação entre o colaborador e o beneficiário

Quando o financiamento é realizado, existe uma ligação, uma interação com o colaborador e o autor do projeto. O contribuinte recebe prêmios, muitas vezes criativos, em forma de agradecimento pela participação. Podendo ser desde uma camiseta, uma foto em alta resolução ou até mesmo um show particular no quintal da sua casa.

Crowdfunding é uma nova tendência, um movimento de economia colaborativa compartilhando capital de uma forma diferente. Lembrando que no Crowdfunding, a contribuição financeira para o projeto não será reembolsado aos investidores. Porém, eles têm o poder de participar de um projeto que julgaram digno, interessante de ser realizado e que sem a sua contribuição isso nunca seria possível. Além da vantagem de receber, por exemplo, um CD autografado, making off de um filme realizado, créditos com o seu nome, etc. Quer recompensa maior sobre algo que você acredita?

Como funciona?

O autor do projeto apresenta sua ideia ao público, indicando valores que precisa arrecadar especificando também a data limite para realizar a ação. Escolha uma plataforma online para divulgar, após seu projeto ser aprovado é a vez do público conhece-lo  através de explicações em vídeo e texto, decidindo se vão oi não colaborar. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.

Dicas para um projeto bem sucedido

  •  Faça uma apresentação objetiva e bem atraente.
  •  Seja claro, produza vídeos interessantes e criativos.
  •  Tente seduzir o público.
  •  Participe ativamente de sua campanha
  •  Escolha prêmios bem criativos para os colaboradores.
  •  Ensine passo a passo como as pessoas devem fazer para contribuir.
  •  Deixe clara a importância da colaboração para o projeto.

E você, já têm sua ideia ou projeto? Coloque em prática, utilize o Crowdfunding.

http://www.kickante.com.br/
Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 18/12/2013, em Gerenciamento de Projetos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s