Aspectos Motivacionais e a Certificação PMI-ACP®

Como vimos no post Metodologias Ágeis e o crescimento da Certificação PMI-ACP®, no ambiente ágil, o indivíduo e suas interações possuem maior valor do que procedimentos e ferramentas. Baseados nesse princípio, os ambientes ágeis permitem transformar grupos de pessoas em equipes coesas e colaborativas. Isso é possível através da formação de times auto gerenciáveis, no qual todos trabalham em busca de um objetivo comum. Mas como as Metodologias Ágeis permitem motivar e manter motivados os membros da equipe?

A formação desse time é realizada, inicialmente, pela figura do líder: um facilitador disposto a eliminar os obstáculos e mostrar o caminho a ser traçado. Ele demonstra a importância de cada colaborador e busca o apoio de todos afim de alcançar os objetivos. Assim, quando a equipe alcança um certo grau de maturidade, atinge-se um modelo de gestão baseado na autonomia. Abre-se mão do modelo centralizado de poder e adota-se a participação colaborativa de todos os membros, onde as responsabilidades são compartilhadas. Agora, todos passam a ser responsáveis pelo sucesso ou não do projeto.

É notável que as metodologias ágeis conferem aos membros da equipe poder, status e capacidade de influenciar os demais, fatores motivacionais (McClelland, 1960) indispensáveis para a formação de equipes auto gerenciáveis.

Seu ambiente organizacional apresenta indivíduos desmotivados, baixos níveis de produtividade e práticas obsoletas de gestão de pessoas? Então recomendo ir em busca de uma certificação que lhe confira amplo conhecimento na aplicação de Métodos e Práticas Ágeis: a certificação PMI-ACP®. Entre nesse projeto com a Projectlab, um dos melhores centros preparatórios existentes no Brasil para as certificações do PMI®. Entre nesse projeto com a Projectlabum dos melhores centros preparatórios existentes no Brasil para as certificações do PMI®.

Você também pode adquirir na Loja Online. O material didático mais completo do mercado, desenvolvido pela RMC, empresa da renomada Rita Mulcahy.

Este post trata-se de um artigo patrocinado (publieditorial).

Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 21/01/2014, em Certificações, Metodologias Ágeis e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: