Capacitação em Gestão de Projetos é diferencial para profissionais de todas as áreas de atuação

por Comunicação IETEC

Profissionais que desejam obter melhores resultados na carreira devem ficar atentos: conhecimentos em gerenciamento de projetos vêm garantindo ganhos consideráveis, em todos os ramos de atividade. O profissional que o mercado exige precisa saber lidar com uma quantidade enorme de tarefas ao mesmo tempo, e para não se perder é necessário organizar prazos, definir estratégias para cada demanda, analisar os custos, entender as prioridades, tudo isso num ritmo cada vez mais veloz.gerenciamento-de-projetos-1024x560

De acordo com Ivo Michalick, shadow mentor do PMI (Project Management Institute), é justamente por causa dessa aceleração acentuada das mudanças no mundo contemporâneo que se torna necessário possuir conhecimentos que permitam uma maior organização, melhor desempenho e otimização do trabalho, o que é imprescindível para a sobrevivência de qualquer empresa ou profissional autônomo: “É preciso fazer cada vez mais com menos, e a concorrência vem de todos os lados. Este é um cenário onde gerenciar bem os projetos mostra-se como um diferencial competitivo, e por isto setores até então avessos ao gerenciamento de projetos o estão buscando cada vez mais, como saúde, marketing e publicidade, produção cultural e meio ambiente, dentre outros.”

É o caso de Fabrizzio Nardi, gerente de web na JCHEBLY, empresa de comunicação. Ele atua com planejamento digital para grandes marcas como Citibank, Iveco, Itambé, Locamerica, entre outros. Formado em relações públicas e pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, tem grande experiência na área de comunicação e afirma que o  gerenciamento de projetos tem papel essencial nos projetos da área: “Todo projeto de comunicação exige uma metodologia e uma organização mínima. Normalmente, as agências e empresas não possuem um método próprio e específico para a gestão das linhas de comunicação. O curso foi um alicerce para que eu conhecesse todas as práticas do PMI e aplicasse com as devidas  peculiaridades de minha área.”

Antes da realização do curso, Fabrizzio criava metodologias e documentações próprias, mas que segundo ele não tinham consistência para suportar o frisson da comunicação, e as técnicas do PMBOK/PMI permitiram organizar a documentação e definir melhor os processos de gestão. Hoje, todas as atividades geradas pela publicidade online estão aplicadas em cronogramas e processos: “São projetos de desenvolvimento, implementação e manutenção de planejamento de comunicação online. A validação interna e dos clientes é feita integrada ao processo, garantindo o bom acompanhamento, minimizando retrabalhos e promovendo as entregas dentro dos prazos acordados”, afirma. Já são mais de 200 projetos entregues, sem histórico de atrasos.

Consultor na área agronômica e ambiental, Marcos Virgílio Rezende é formado em engenharia agronômica e começou sua carreira com pequenas consultorias. Um ano após sua formatura, assumiu um projeto de formação e condução de floresta de eucalipto em parceria com a siderúrgica Açominas, de Ouro Branco, projeto se estende até hoje. Já atuou como gestor público nas prefeituras de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, e foi responsável pelo gerenciamento ambiental em dois projetos complexos em uma construtora de grande porte.

Cursou pós-graduação em Engenharia Ambiental Integrada pelo IETEC e, em sequência, o MBA em Administração de Projetos, após perceber a importância dos conhecimentos de gestão para sua vida profissional. Essa percepção veio quando ele se viu envolvido em vários projetos, sem conseguir definir quais os melhores caminhos para dar prosseguimento a eles.  Segundo Marcos: “Como autônomo, empresa individual, entendi que todos os meus negócios eram projetos distintos, dentro de programas e portfólios e que dependiam unicamente de minha capacidade para administrá-los com eficácia.”

Para ele, esse conhecimento possibilitou o aprendizado e desenvolvimento da aplicação dos processos de gerenciamento, com a definição de prioridades para alcançar os melhores resultados na realização de seu trabalho: “Hoje tenho focos de ação determinados e me sinto mais competente e seguro para solucionar problemas e produzir soluções de gestão para a minha empresa e para meus parceiros.”

A gestão de projetos também é fundamental para a área de pesquisa.  Marcelo Pascoal é formado em medicina e atua como pesquisador e professor. Decidiu cursar o aperfeiçoamento em Gestão da Inovação e o MBA em Gestão de Projetos do IETEC após a conclusão do seu doutoramento. De acordo com ele, os conhecimentos obtidos “Contribuíram, fundamentalmente, para o melhor entendimento dos projetos interinstitucionais de pesquisa e desenvolvimento. Especificamente, a gestão de projetos me permitiu: maior precisão no planejamento dos projetos de pesquisa; a análise das múltiplas variáveis de sucesso; a melhor gestão das mudanças no projeto; o desenvolvimento de equipes nos projetos; a percepção da importância da maturidade institucional em gerenciamento dos projetos.” Os cursos, de acordo com Marcelo, ofereceram uma excelente oportunidade de aprendizado e aplicação do conhecimento em tempo real.

Sua linha de pesquisa é sobre a identificação de biomarcadores preditivos para o câncer, principalmente aqueles causados por vírus, como o câncer do colo uterino causado pelo HPV. Marcelo afirma utilizar regularmente as técnicas de gestão de projetos: “Exemplifico a aplicação dessas técnicas com a recente construção de parceria interinstitucional e internacional para o estudo multicêntrico de um tipo de linfoma associado ao vírus Epstein-Barr (EBV). Detalhado estudo dos stakeholders e importantes reuniões foram necessárias para o ótimo gerenciamento do relacionamento entre todas as partes interessadas no sucesso do projeto.”

Marcelo relacionou 3 habilidades próprias do gerente de projetos aprendidas no curso que, segundo ele, o motivam e o desafiam continuamente:

1) Liderança ou capacidade de influenciar os envolvidos no projeto;

2) Comunicação ou capacidade de relacionamento com todas as partes envolvidas no projeto;

3) Organização ou capacidade de estabelecer critérios de trabalho no projeto.

liderança

De acordo com Ivo Michalick, o conhecimento das técnicas em gerenciamento de projetos não contribui somente com questões profissionais, mas também na vida pessoal: “No meu caso, eu mantenho um portfólio de projetos e programas, divididos em categorias e devidamente priorizados, e todo meu planejamento pessoal e profissional se baseia nele. Este portfólio é essencial na gestão do meu recurso mais importante, que é o meu tempo. Quero fazer uma viagem para Orlando com a família em 2015? Preciso então criar um projeto para isto, e começar desde já a avaliar sua viabilidade e, em caso afirmativo, iniciar seu planejamento. Isto vale para outros projetos pessoais como casamento, compra de imóvel, mudança de emprego etc.”

E o que é necessário para formar um bom gerente de projetos? Para Ivo, o mais importante é: tempo, estudo e prática. A formação de um gerente de projetos é mais generalista, voltada para a organização e condução do trabalho da equipe técnica: “Os conhecimentos necessários para um gerente de projetos se originam em outras áreas, em especial administração e psicologia, além de existir um corpo de conhecimentos especificamente voltado para a condução de projetos. Não existe hoje uma formação em gerenciamento de projetos em nível de graduação. O que existe, e tem uma forte procura por parte de profissionais que atuam ou possuem interesse em atuar com gerenciamento de projetos, são cursos nas modalidades curta duração (variando de 8 a 80 horas) e Pós-Graduação (com carga variando de 180 a 480 horas). Estes cursos abordam as habilidades identificadas como necessárias ao profissional de gerenciamento de projetos, com enfoque teórico e prático.”

“Por se tratar de um corpo de conhecimento aplicável a qualquer área de negócios ou segmento da economia que desenvolva projetos (ou seja, todos) o gerenciamento de projetos é de extrema importância para o mercado de trabalho. Possuir uma boa qualificação em gerenciamento de projetos pode se mostrar um diferencial em termos de empregabilidade, ou mesmo um pré-requisito em cargos em nível de coordenação em setores como engenharia, construção e tecnologia da informação.” Afirma.

Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 19/02/2014, em Gerenciamento de Projetos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s