Publicado em Publieditorial

O Planejamento e sua Importância nas Organizações

Trabalhando em projetos, provavelmente já deve ter ouvido a seguinte frase: “Planejar para quê? É perda de tempo e dinheiro!” Essa, infelizmente, ainda é a visão de muitos administradores de empresas. Não sabem eles que o planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração, pautada numa visão progressista. Mas qual é o significado da palavra “planejamento”? Segundo o dicionário Aurélio, “é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados”. Sendo assim, ele irá auxiliar na escolha de ações a serem tomadas para atingir os objetivos propostos.

O planejamento é como a opinião do ser humano, pode e deve mudar no momento em que percebermos que aquela forma de pensar não está adequada com a realidade que vivemos. Não é preciso seguir um plano do início ao fim de um projeto. Ele provavelmente irá sofrer mutações durante sua execução para se adaptar às incertezas inerentes a qualquer projeto. O importante é fazê-lo caminhar junto com a realidade dos fatos.

Anualmente, milhares de empresas fecham suas portas no Brasil, sendo que um dos principais motivos é a ausência de um bom planejamento que guie suas ações em busca dos objetivos que foram propostos. Só é possível fazer uma empresa progredir traçando um plano que auxilie na tomada de decisões e otimize os recursos.

Este post trata-se de um artigo patrocinado (publieditorial).

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s