Alcançando objetivos com a Gestão de Requisitos

Projetos possuem, em sua essência, características únicas que os diferenciam, porém dois aspectos estão sempre presentes em seu “DNA”: requisitos e pessoas.O PMBOK, Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, prega que uma das primeiras atividades de qualquer projeto é identificar as partes interessadas. Elas poderão influenciar no sucesso ou fracasso do mesmo. Após a aprovação formal do início do projeto, devem ser coletados os requisitos que irão compor o escopo do produto e para tanto, as partes interessadas serão fundamentais.

Falhas ocorridas na identificação das partes interessadas e/ou levantamento de requisitos serão responsáveis por gerar possíveis atrasos nas entregas, estouro de orçamento, insatisfação do cliente, suspensão ou até mesmo cancelamento do projeto. Nesse cenário, surge a análise de negócios que, segundo o PMI, “auxilia você a trabalhar com as partes interessadas para definir os requisitos de negócio para que você possa moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso”.

Levantar e gerenciar requisitos de forma adequada contribui para minimizar as solicitações de mudança, que quase sempre prejudicam a saúde do projeto. Luiz Guilherme Carvalho, gerente de projetos na Petrobrás, complementa ainda afirmando que “ao realizar o processo bem adequado e identificando e envolvendo as principais partes interessadas, potenciais riscos já poderão ser mitigados e até mesmo evitados”. Sendo assim, é possível notar que a correta gestão de requisitos trará benefícios que irão se multiplicar durante todo o projeto favorecendo o alcance dos objetivos inicialmente traçados.

Uma excelente opção para quem deseja investir no aprimoramento de suas habilidades técnicas em análise de negócios é o treinamento Fundamentos de Análise de Negócios oferecido pela Projectlab. O curso permite ao aluno aprender sobre atividades e técnicas que preenchem um gap entre as partes interessadas e os objetivos organizacionais. Funcionam como uma ponte que permite o alcance das metas a partir de tomadas de decisão mais assertivas.

Este post trata-se de um artigo patrocinado (publieditorial).
Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 09/03/2015, em Gerenciamento de Projetos, Partes Interessadas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s