Certificação EXIN-ASF: o mix da agilidade

“Pedro, necessito das peças de montagem em até 2 dias. Alexia, já solicitei a João via sistema de estoque. Ele que se vire!”  Esse é um diálogo atual e bastante comum nas organizações que buscam celeridade nas entregas de projetos, os quais materializam o planejamento estratégico da empresa. Para solucionar o conflito apresentado no cenário acima, os métodos ágeis aproximam as pessoas dando atenção especial às interações entre elas e, por conseguinte, possibilitando a criação de um ambiente colaborativo que forneça respostas rápidas às constantes mudanças que se fazem necessárias.

Um dos métodos ágeis mais conhecidos no mercado é o Scrum. Baseado em planos de iterações chamados de Sprints, ele provê mais agilidade na entrega do produto e, dessa forma, fornece valor mais rápido para o cliente. Suas reuniões diárias, curtas e objetivas, permitem ao time responder rapidamente à quaisquer mudanças que se façam necessárias, estando assim, constantemente alinhados às expectativas do cliente e evitando prejuízos no cronograma e nos custos planejados. As demais reuniões de revisão e retrospectiva, permitem ao time analisar o que deu certo ou errado durante a execução dos trabalhos e como se antever a possíveis problemas que atrasem as entregas e gerem insatisfação por parte do cliente.

Visando atender à demanda do mercado por profissionais alinhados aos conceitos e práticas ágeis, o instituto EXIN criou a certificação ASF (Agile Scrum Foundation). Apesar da nomenclatura, essa certificação atesta também que seus detentores possuem conhecimentos básicos em outras metodologias ágeis como XP, Kanban, DSDM, Crystal, FDD e TDD, porém o foco maior é o Scrum.

Você pode se inscrever para realizar o exame EXIN ASF online, diretamente no site da Exin, mas é recomendável que você faça o curso Preparatório ASF – Agile Scrum Foundation 8h, da Projectlab, que contempla todos os tópicos que são abordados na prova:

  • Conceitos de Agile (Kanban, XP, Crystal, DSDM, TDD e FDD) e Scrum;
  • Práticas Scrum;
  • Planejamento Scrum;
  • Monitoramento de projetos com Scrum;
  • Conceitos avançados de Scrum.

Essa característica fornece uma vantagem competitiva, pois permite ao profissional aplicar a técnica mais adequada ao cenário em que ele se encontra ou ainda uma combinação de técnicas.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre a certificação, baixe o White Paper “Guia Rápido das Certificações Ágeis do Mercado”

Este post trata-se de um artigo patrocinado (publieditorial).
Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 25/05/2015, em Gerenciamento de Projetos, Publieditorial e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s