Publicado em Certificações, Gerenciamento de Projetos

O que muda no exame PMP em 2016

O exame PMP sofreu em 12 de janeiro de 2016 diversas mudanças, conforme previamente informado na Delineação do Conteúdo do Exame PMP®, publicado pelo PMI®, em abril de 2015. Esse documento contém muito mais informações do que as definições e conceitos abordados no Guia PMBOK®, os quais são cobrados no exame.

Primeiramente, é preciso entender por que o exame PMP mudou. Em média, a cada 5 anos o PMI realiza um estudo sobre o delineamento de papéis (RDS – Role Delineation Study), o qual fornece uma descrição detalhada sobre o papel do profissional de gerenciamento de projetos. Segundo o PMI [1], este estudo incluiu uma pesquisa global em larga escala com profissionais certificados PMP® para validar atualizações em domínios, tarefas, conhecimentos e habilidades. Ele captura as visões dos gerentes de projetos de todas as indústrias, ambientes de trabalho e regiões e serve como base para o exame PMP®, além de garantir sua validade e relevância.

Agora que já sabemos por que a prova mudou, é importante descrever quais foram as mudanças e quais os impactos diretos para os candidatos. Os cinco domínios ou fases do ciclo de vida do projeto (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) permanecem os mesmos. Porém, a proporção de questões, bem como o número de atividades do gerente de projeto dentro de cada domínio foram alterados.

Segue abaixo uma tabela relativa ao percentual do peso de cada domínio no exame PMP®.

Tabela 1 – Peso dos domínios no exame PMP.

Domínio Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
Peso 13% 24% 31% 25% 7%
Tarefas adicionadas Tarefa 2

Tarefa 7

Tarefa 8

Tarefa 13 Tarefa 6

Tarefa 7

Tarefa 6

Tarefa 7

 

Os únicos domínios que sofreram alteração de peso no exame foram Execução e Encerramento, os quais tinham percentual de 30% e 8%, respectivamente. Segundo Henrique [2], as inclusões das novas atividades refletem principalmente nas seguintes alterações no exame:

Figura 1 – Mudanças no exame PMP. Fonte [3].

Ainda relativo às tarefas adicionadas, alteradas ou removidas, Sotille [3] concluir que foi possível constatar as seguintes modificações:

Iniciação

  • Tarefa 1: maior ênfase nas lições aprendidas durante a avaliação dos projetos;
  • Tarefa 2 (nova): substitui “atingir as expectativas dos clientes” por “atingir os objetivos do projeto”;
  • Tarefa 5: deixa claro que o Gp não desenvolve o termo de abertura e sim participa de seu desenvolvimento;
  • Tarefa 7 (nova): “Conduzir análise de benefício com as partes interessadas (incluindo o patrocinador, cliente e especialistas), de modo a validar o alinhamento do projeto com a estratégia organizacional e os objetivos de negócio esperados”;
  • Tarefa 8 (nova): “Informar as partes interessadas sobre o termo de abertura aprovado, de modo a garantir um entendimento comum das principais entregas, marcos e seus papéis e responsabilidades”.

Planejamento

  • Tarefa 2: maior foco no desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, ao invés de somente na EAP;
  • Tarefa 5: os recursos humanos são “alocados” e não mais “utilizados”;
  • Tarefa 8: inclui “definir os padrões de qualidade”;
  • Tarefa 12: maior ênfase em engajar as partes interessadas;
  • Tarefa 13 (nova): “Desenvolver o plano de gerenciamento das partes interessadas através da análise de necessidades, interesses e impacto potencial, de modo a gerenciar eficazmente as expectativas das partes interessadas”.

Execução

  • Tarefa 1: “Atingir requisitos” ao invés de somente executar o projeto;
  • Tarefa 6 (nova): “Gerenciar o fluxo de informação, seguindo o plano de comunicações, de modo a manter as partes interessadas engajadas e informadas”;
  • Tarefa 7 (nova): “Manter os relacionamentos com as partes interessadas, seguindo o plano de gerenciamento das partes interessadas, de modo a receber apoio continuado e gerenciar expectativas”.

Monitoramento e Controle

  • Tarefa 2 e 3: ênfase nas necessidades de negócio;
  • Tarefa 4: reescrita para indicar maior proatividade na avaliação da efetividade das respostas aos riscos;
  • Tarefa 6 (nova): “Capturar, analisar e gerenciar lições aprendidas usando técnicas de gerenciamento de lições aprendidas, de modo a possibilitar melhoria contínua”;
  • Tarefa 7 (nova): “Monitorar atividades de aquisição de acordo com o plano de aquisições, de modo a verificar a conformidade com os objetivos do projeto”.

Encerramento

  • Tarefa 3: “Garantir qualquer outra responsabilidade” foi substituída por “garantir a transferência de responsabilidade”. Devemos conhecer as formas de responsabilidade e meio para transferi-las;
  • Tarefa 4: “Distribuir relatório final do projeto… a todas as partes interessadas” foi substituído por “preparar e compartilhar o relatório de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações’;
  • Tarefa 5: As lições aprendidas são feitas agora de forma contínua ao longo do projeto;
  • Tarefa 7: Cita o plano de gerenciamento das partes interessadas como fonte de informações, visando avaliar a satisfação das partes interessadas.

Além de oito novas tarefas foram incluídos, pelo PMI, vinte e dois novos conhecimentos e habilidades transversais cuja aplicabilidade independe do domínio. Foram ainda removidos dois conhecimentos/habilidades julgados como obsoletos. Segue abaixo um quadro com a lista completa:

Tabela 2 – Conhecimento e habilidades transversais do Gerente de Projetos (PMI).

PERMANECEM INCLUÍDOS EXCLUÍDOS
Audição ativa Leis e regulamentos aplicáveis Código de Ética e Conduta Profissional do PMI
Técnicas de brainstorming Atingimento de benefícios Software de Gerenciamento de Projetos
Ferramentas, técnicas, métodos e canais de comunicação Perspicácia nos negócios
Resolução de conflitos Técnicas de gerenciamento de mudanças
Técnicas de coleta de dados Técnicas motivacionais, de treinamento, coaching e mentoring
Tomada de decisão Gerenciamento de configuração
Diversidade e sensibilidade cultural Métricas de satisfação dos clientes
Facilitação Técnicas de delegação
Ferramentas, técnicas e métodos de gerenciamento de informações Inteligência emocional
Ferramentas, técnicas, métodos e habilidades de liderança Técnicas de julgamento por especialistas
Técnicas de habilidades de negociação e influência Sensibilidade e diversidade geracional
Ferramentas e técnicas de apresentação Habilidades interpessoais
Priorização / gestão do tempo Gerenciamento do conhecimento
Técnicas e ferramentas de resolução de problemas Técnicas de gerenciamento de lições aprendidas
Gestão de relacionamento Técnicas de gerenciamento de reuniões
Técnicas de gerenciamento das partes interessadas Consciência organizacional e operacional
Técnicas de construção de equipe Processos de revisões por pares
  Princípios de finanças de projetos
  Técnicas de controle e de garantia de qualidade
  Técnicas de avaliação de riscos
  Consciência situacional
  Gerenciamento virtual/remoto de equipes

 

Segundo o PMI, um quarto do exame foi renovado, focando nas oito novas tarefas. Some-se a isso o fato de que outras questões foram atualizadas, pois houveram mudanças nos conhecimentos e habilidades transversais, as quais precisaram ser refletidas no exame. Alguns profissionais ativamente envolvidos com o programa de certificação PMP do PMO, como [2], acreditam que “as mudanças e impactos são “mínimos”, em especial para quem estudou ou está estudando pelo método da RMC, que já cobria praticamente grande parte destas “mudanças” do exame”.

Diante do exposto, é possível concluir que o PMI® procurou dar mais foco ao exame nos aspectos comportamentais e habilidades necessárias para que o gerente de projeto possa dirigir adequadamente e realizar os objetivos do projeto com sucesso. Dessa forma, passou a dar mais ênfase na estratégia de negócio e realização de benefícios para o cliente, valorizando ainda mais as lições aprendidas e reforçando o relacionamento com as partes interessadas. O PMBOK permanece inalterado com todos os seus conceitos, entradas, saídas, ferramentas e técnicas e continua sendo o livro base de estudo para a certificação PMP®.


Referências:

[1] Project Management Institute. Atenção: O Exame PMP® está mudando em 2015. Disponível em <https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP/PMP-esta-mudando.aspx>

[2] HENRIQUE, Carlos. Mudanças no Exame de Certificação PMP – 2016. Disponível em <http://www.projectlab.com.br/blog/index.php/home/mudancas-no-exame-de-certificacao-pmp>.

[3] SOTILLE, Mauro. O exame PMP muda dia 12/Jun/2016. Disponível em <http://dicasgp.pmtech.com.br/exame-pmp-muda-em-2016>.

Autor:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e Gestão e Liderança de Pessoas pela Universidade Tiradentes (UNIT). É certificado PMP pelo PMI, ITIL v3 Foundation pelo EXIN e COBIT 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas, Projetos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de outros projetos. Atualmente, exerce a função de gerente de projetos no PMO Corporativo do BANESE planejando e executando projetos estratégicos da organização. Ministrou aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. É membro do PMI-SE onde já atuou como voluntário em eventos, ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site "Gestão de Projetos Ágeis" www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s