Tipos de contratos em projetos

Existem vários tipos de contratos que podem ser utilizados em projetos para adquirir produtos e serviços. Alguns contratos necessitam de maiores informações do comprador outros menos. Uns podem ser firmados com maior celeridade outros não. Há ainda aqueles que necessitam de uma maior supervisão do trabalho do fornecedor por parte do comprador. Essas são algumas razões que permitem categorizar os contratos em 3 tipos principais, a saber:

  • Preço fixo;
  • Custos reembolsáveis;
  • Tempo e material.

A depender do cenário envolvido, o gerente de projetos ou o gerente de aquisições (caso exista), deverá selecionar um tipo de contrato para cada aquisição a ser realizada. Fatores como produto ou serviço a ser adquirido, nível de detalhamento da declaração de trabalho, nível de gerenciamento do comprador sobre o fornecedor, padrões da indústria, oferta de incentivos para o fornecedor, etc são levados em consideração nessa seleção. Sendo assim, antes de começar a produzir um contrato é preciso selecionar o tipo mais adequado à situação que se apresenta.

contratos

PREÇO FIXO

Também conhecido como Contrato de Preço Global ou Preço Fixo Garantido, em que o comprador paga ao fornecedor um valor determinado (definido em contrato), independentemente dos custos do fornecedor. Trata-se do tipo mais comum de contrato e é mais utilizado para adquirir produtos ou serviços com requisitos bem definidos. Isso permite reduzir os riscos do fornecedor e criar estimativas de tempo e custos mais precisas, sendo determinante para a obtenção de um preço final justo e razoável. Permite ao comprador oferecer incentivos ao fornecedor por metas alcançadas no projeto como, por exemplo, antecipação de entregas. Nesse tipo de contrato o comprador não tem conhecimento do lucro do fornecedor, assim como exige um menor esforço de gerenciamento do trabalho a ser realizado.

CUSTOS REEMBOLSÁVEIS

É um tipo de contrato onde o comprador realiza o pagamento (reembolso) ao fornecedor pelos custos do trabalho relacionado às entregas do projeto acrescidos, geralmente, de uma remuneração que represente o lucro ao fornecedor. É mais utilizado quando os requisitos do produto ou serviço solicitado não estão bem definidos, impossibilitando a criação de estimativas mais precisas de tempo e custo. Nesse caso, o comprador assume a maior parte dos riscos pois ele não sabe qual será o preço final da aquisição. Dessa forma, é necessário ao comprador dedicar maior esforço no gerenciamento do trabalho do fornecedor, auditando assim todos os custos envolvidos para evitar superfaturamento de notas e despesas desnecessárias, como também morosidade do trabalho. Também podem ser utilizados incentivos que permitam ao comprador compartilhar com o fornecedor economia de custos, por exemplo.

TEMPO E MATERIAL

Conhecido também como Contrato de Preço Unitário, representa um tipo de contrato com características pertencentes tanto aos Contratos de Preço Fixo como aos Contratos de Custos Reembolsáveis.  Neste tipo de contrato o comprador paga por homem/hora ou por item adquirido. Semelhantemente ao Contrato de Custos Reembolsável, o valor final da aquisição é desconhecido no momento em que o contrato é firmado. Por outro lado, o preço fixo do trabalho homem/hora é conhecido. Apresenta ainda termos e condições mais simples que os tipos apresentados anteriormente, tornando a negociação mais célere e agilizando o início do trabalho. É importante ressaltar que esse tipo de contrato deve ser utilizado apenas para projetos pequenos (curta duração), pois o fornecedor não possui incentivos para trabalhar com maior agilidade já que ele é pago por cada hora trabalhada.

Os contratos dos tipos Preço Fixo e Custos Reembolsáveis possuem algumas variações como remuneração de incentivo, remuneração concedida, remuneração de percentual, ajuste econômico de preço, etc. Maiores detalhes podem ser encontrados em [1] e [2].

Bibliografia:

[1] MULCAHY’S, Rita. Preparatório para o Exame PMP. RMC Publications, Inc. 2013.  Págs. 470-477.

[2] Wikipedia. Gerenciamento de aquisições do projeto. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_aquisições_do_projeto>. Acesso em 13 de dezembro de 2016.

Anúncios

Sobre danielettinger

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). É certificado CAPM® pelo PMI, ITIL® v3 Foundation pelo EXIN e COBIT® 5 Foundation pela APMG. Possui experiência de 5 anos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do setor público e privado. Atualmente trabalha no Banco do Estado de Sergipe (BANESE), onde já desenvolveu atividades de análise de processos e gerenciamento de projetos no Escritório de Gerenciamento de Demandas e Projetos e Grupo de Processos, pertencentes à Área de Governança de TI. Dentre elas, destacam-se a gestão do projeto de implantação do PMO de TI e suporte no gerenciamento de projetos de TI. Nos dias de hoje, atua como gerente de projetos do PMO Corporativo do BANESE. Ministra aulas de Sistema de Gerenciamento de Projetos em cursos de MBA da FANESE. Participou como voluntário em eventos do PMI ministrando curso de Gestão do Tempo em Projetos. É proprietário e articulista do site “Gestão de Projetos Ágeis” www.danielettinger.com, onde divulga trabalhos pessoais na área de Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis como artigos, vídeo-aulas, pesquisas, eventos, templates, tutoriais e dicas fomentando o interesse e o desenvolvimento dessas áreas.

Publicado em 19/12/2016, em Aquisições, Gerenciamento de Projetos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: