Certificações em User Experience

Olá caros leitores! Decidi aprimorar os conhecimentos em User Experience, tema bastante atual e fundamental para a construção de produtos que proporcionem uma experiência extraordinária para os clientes, gerando maior engajamento para promoção da marca. Para tanto, iniciei meus estudos com a leitura de dois livros mencionados no post anterior: “Gestão de Relacionamento e Customer Experience” e “O Design do Dia a Dia”.

Em seguida, me inscrevi na plataforma Online de nanocursos da FIAP para participação do curso de 60 horas em User Experience. Ao final, o aluno realiza uma Prova de Certificação para obtenção do seu certificado.

Certificado User Experience da FIAP

Por fim, resolvi participar do treinamento referência no Brasil em User Experience promovido pela Mercedes Sanchez, parceira da UXalliance. Ao final, você é submetido a um teste de múltipla escolha com 30 questões. Você pode obter maiores informações em https://mercedessanchez.com.br/pt/treinamento/ux-pm-1.

Certificado UX-PM 1 da UXalliance

Dica de Leitura

Aqui vai duas dicas para quem deseja iniciar seus estudos em temas bastante atuais e intimamente conectados: Experiência do Cliente e Design de Produtos. Tais conhecimentos considero complementares à Gestão de Projetos, tendo em vista que o conceito de projeto define a construção de um produto, serviço ou resultado único, o qual vai impactar determinadas pessoas ou grupos, positiva ou negativamente. Portanto, o design do produto e a gestão de relacionamento provavelmente farão parte do escopo de entrega do projeto. Mas afinal, o que esses livros trazem de bom caros leitores?

O primeiro livro associa a Gestão de Relacionamento e Customer Experience como mecanismos que, se bem aplicados, vão direcionar as empresas a implantar iniciativas que poderão proporcionar aos clientes experiências fantásticas afim de criar elos de lealdade a partir da conexão racional e emocional entre cliente-empresa. Esses clientes passarão a ser promotores da marca.

O segundo aborda, de maneira bastante lúdica e simples, como a dificuldade em manipular determinados produtos não advém da incapacidade dos usuários, e sim por falhas na concepção dos produtos. Apresenta ainda muitos conceitos atemporais de design, além de diversas dicas de como resolver esses problemas.

Bons estudos!

Resultado da Enquete: “Qual é a melhor forma de conceder prêmios e recompensas aos colaboradores?”

Análise

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas pessoas em qualquer área de atuação é de fundamental importância para mantê-las motivadas e produtivas dentro do ambiente organizacional. Para tanto, é possível conceder prêmios e/ou recompensas que realmente agreguem valor à vida profissional ou até pessoal dos colaboradores.

Continuar lendo “Resultado da Enquete: “Qual é a melhor forma de conceder prêmios e recompensas aos colaboradores?””

8º JANTAR PALESTRA DO PMI-SE

8º JANTAR PALESTRA DO PMI-SE


43ee1cafca2f947f0be0d94aeff0fc26-profiss-o-dos-desenhos-animados-do-cozinheiro-by-vexels
Participe do 8º Jantar Palestra do PMI-SE e conheça nossos projetos e novidades para 2018, além da palestra especial preparada para você!
 
Nossos palestrantes da noite serão:
 
>>> Hiram Costa-Silva, com o tema “Estratégia e Motivação Para Alcançar Resultados”.
>>> Gabriel Jaciuck, presidente do PMI-SE, com o tema “Planejamento Estratégico para 2018”.
Marque na sua agenda, dia 22 de Fevereiro às 19h, no Hotel da Costa.
 
Esperamos por você! O evento é uma oportunidade para troca de experiências, novos conhecimentos, negócios e networking. Estão convidados estudantes, professores e profissionais. 
 
Inscreva-se já em: www.pmise.org.br
 
#Engenharia #Administração #GestãoPública #Contabilidade#TI

Resultado da Enquete: “Qual a maior dificuldade enfrentada no exame PMP?”

Análise

Todos os candidatos que passaram pela árdua rotina de estudos preparatórios par a certificação PMP® sabe como a o caminho é longo e deve ser bem planejado e executado para evitar surpresas desagradáveis durante a prova. Porém, não é apenas a fase de estudos que nos impõe desafios, como também a prova em si. Nesse sentido, o propósito dessa enquete foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos à certificação PMP®, durante o exame realizado pelo PMI®.

Continuar lendo “Resultado da Enquete: “Qual a maior dificuldade enfrentada no exame PMP?””

Resultado da Enquete: “Qual é o principal obstáculo na produtividade das organizações?”

Resultado - Qual é o principal obstáculo na produtividade das organizações

Análise

Nossos leitores foram questionados sobre qual seria, na visão deles, o principal obstáculo na produtividade das organizações nos dias atuais. A inexistência de um planejamento estratégico foi a opção preferida dos participantes da enquete com 53% dos votos. O blog COBLUE OKR aponta 15 problemas que as empresas brasileiras sofrem por não possuírem um planejamento estratégico, a saber:

  1. Falta de Competitividade;
  2. A disputa com o concorrente é baseada em preços baixos, descontos e promoções;
  3. Baixa margem de lucro;
  4. Não sabem como inovar no mercado em que atuam;
  5. Não conseguem prever as ações dos concorrentes ou do mercado;
  6. Possuem problemas financeiros;
  7. Necessitam de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
  8. Custos mais altos que o necessário;
  9. São mais sensíveis a crises econômicas e políticas;
  10. Não possuem um posicionamento claro e não fidelizam os clientes;
  11. Não conseguem crescer;
  12. Não adquirem escalabilidade;
  13. Quebram sem saber o real motivo;
  14. Só percebem problemas quando já é tarde para resolver;
  15. Não possui foco no desenvolvimento, ficando presos em problemas pequenos do dia a dia da empresa.

Conseguiu perceber a importância de qualquer organização possui um planejamento estratégico adequado que busque tornar a empresa mais forte e competitiva no mercado? Em segundo lugar, aparece com 21% dos votos a falta de gerenciamento de projetos como fator fundamental na produtividade das organizações. Qualquer planejamento estratégico necessita da realização de projetos que o materializem. Sendo assim, os projetos são fundamentais para alcançar as metas traçadas no plano e atingir os objetivos da organização. Dificuldades na gestão pessoal de tempo (11%), distrações no ambiente de trabalho (10%) e assédio moral (5%) também foram lembrados como fatores que reduzem a produtividade nas organizações.

4º Congresso Sergipano de Gerenciamento de Projetos

inc_thumb3

Sobre o Congresso

No quinto ano de sua fundação, o PMI SERGIPE CHAPTER organiza o 4º CSGP. Neste ano o Congresso Sergipano Gerenciamento de Projetos traz palestrantes de renome internacional, buscando assim o melhor para você! A realização do 4º CSGP tem como maior objetivo, proporcionar à comunidade novas maneiras de vencer o desafio de entregar projetos e agregar valor aos negócios.

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de Agosto de 2016 na UNIT (Universidade Tiradentes), no campus Farolândia. Contamos com a sua presença!

Inscrições

Aproveite os lotes promocionais para fazer a sua inscrição com desconto. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a Diretoria de Eventos. Aproveite o desconto de associados e conveniados. Não perca a oportunidade de participar deste evento. Associe-se ao PMI e obtenha diversos benefícios.

* 1º Lote até o dia 30 de Junho de 2016

Palestrantes Confirmados

Ricardo-TrianaRicardo Triana

Tema da palestra: Alinhamento Estratégico de Projetos na Prática.

Linkedin

Acilio-MarinelloAcilio Marinello

Tema da palestra: Projetos sociais e sustentáveis – casos de sucesso ao redor do mundo e fontes de financiamento.

Linkedin

Farhad-AbdollahyanFarhad Abdollahyan

Tema da palestra em breve

Linkedin

Hellen-AlmeidaHellen Almeida

Tema da palestra em breve

Linkedin

AAEAAQAAAAAAAAarAAAAJDU2MjMxN2M3LTQzYjgtNGQ0Yy04MzNiLTI2MWYyOTEyYzcwZAThiago Ayres

Tema da palestra em breve

Linkedin

Marco-EnesMarco Enes

Tema da palestra em breve

Linkedin

Victor-MassariVictor Massari

Workshop: Agile Lego Challenge.

Linkedin

Sobre o PMI-SE

O PMI Sergipe Chapter é uma representação local da organização mundial líder em Gerenciamento de Projetos PMI (Project Management Institute) . Servindo como interlocutor dos padrões que descrevem as melhores práticas, certificações que atestam conhecimento e experiência, e recursos para o desenvolvimento profissional, oportunizando uma rede de relacionamento com a comunidade de Gerenciamento de Projetos.

O PMI (Project Management Institute) é principal e mais conhecida organização de gerenciamento de projetos do mundo e que conta com mais de 650.000 associados – em mais de 160 países. Todos os principais setores estão representados, inclusive tecnologia da informação, defesa e aeroespacial, serviços financeiros, telecomunicações, engenharia e construção, agências governamentais, seguro, saúde e muitos outros.

Missão

Avançar na prática e na profissão de gerenciamento de projetos em Sergipe, de uma maneira consciente e proativa, para que as organizações locais apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos em seus empreendimentos e obtenham o sucesso almejado.

Se tornar nos próximos 2 anos um Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos de Sergipe, sendo uma referência na disseminação das práticas para a comunidade.

Visão

Se tornar nos próximos 2 anos um Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos de Sergipe, sendo uma referência na disseminação das práticas para a comunidade.

Valores

Entrega de Valor; Transparência; Qualidade; Valorização do trabalho voluntário.

Equipe Organizadora

O PMI-SE é dirigido por voluntários que ajudam a executar as ações definidas no planejamento estratégico. Este evento é uma das principais ações do Capítulo e foi promovida pelos diretores, sombras e outros voluntários.

Local

UNIT – Universidade Tiradentes, campus Farolândia, bloco G – auditório 1 Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490

Maiores Informações

Presidência | presi@pmise.org.br

Diretoria de Eventos | eventos@pmise.org.br

Diretoria de Comunicação | comunicacao@pmise.org.br

https://www.facebook.com/PMISergipe/

http://pmise.org.br/

Resultado da Enquete: “Qual é a principal causa de conflitos em projetos?”

Resultado - Qual é a principal causa de conflitos em projetos

Análise

Questionamos aos nossos leitores qual seria a principal causa geradora de conflitos em projetos e obtivemos os seguintes resultados. Apontado como o fator preponderante para geração de conflitos está a mudança de escopo, a qual obteve 33% dos votos. Quando se muda escopo, há um impacto direto em prazos e custos e, consequentemente, na satisfação do cliente e patrocinador o que pode gerar um desgaste de relacionamento com a equipe do projeto. Em segundo lugar, figura a expectativa das partes interessadas com 17% dos votos. Alinhar desde o início com os stakeholders qual é o objetivo do projeto e quais serão as entregas que a serem realizadas durante sua execução é atividade fundamental para evitar possíveis conflitos de interesses. Já os prazos estabelecidos são vistos como a terceira maior causa de conflitos. Observe como esses fatores estão intimamente ligados, pois a mudança de escopo provavelmente irá afetar os prazos estabelecidos e, consequentemente, a expectativa das partes interessadas previamente alinhadas.

Por fim, os demais fatos citados como fontes geradoras de conflitos foram definição das prioridades (15%), custos (8%), alocação de recursos (6%) e outra (5%). Dentre as outras causas, a comunicação foi a mais citada, pois muitas vezes os ruídos nos meios levam diversos projetos ao fracasso ou perdas significativas de recursos e tempo.