Resultado da Enquete: “Qual é a melhor forma de conceder prêmios e recompensas aos colaboradores?”

Análise

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas pessoas em qualquer área de atuação é de fundamental importância para mantê-las motivadas e produtivas dentro do ambiente organizacional. Para tanto, é possível conceder prêmios e/ou recompensas que realmente agreguem valor à vida profissional ou até pessoal dos colaboradores.

Continuar lendo “Resultado da Enquete: “Qual é a melhor forma de conceder prêmios e recompensas aos colaboradores?””

8º JANTAR PALESTRA DO PMI-SE

8º JANTAR PALESTRA DO PMI-SE


43ee1cafca2f947f0be0d94aeff0fc26-profiss-o-dos-desenhos-animados-do-cozinheiro-by-vexels
Participe do 8º Jantar Palestra do PMI-SE e conheça nossos projetos e novidades para 2018, além da palestra especial preparada para você!
 
Nossos palestrantes da noite serão:
 
>>> Hiram Costa-Silva, com o tema “Estratégia e Motivação Para Alcançar Resultados”.
>>> Gabriel Jaciuck, presidente do PMI-SE, com o tema “Planejamento Estratégico para 2018”.
Marque na sua agenda, dia 22 de Fevereiro às 19h, no Hotel da Costa.
 
Esperamos por você! O evento é uma oportunidade para troca de experiências, novos conhecimentos, negócios e networking. Estão convidados estudantes, professores e profissionais. 
 
Inscreva-se já em: www.pmise.org.br
 
#Engenharia #Administração #GestãoPública #Contabilidade#TI

Resultado da Enquete: “Qual a maior dificuldade enfrentada no exame PMP?”

Análise

Todos os candidatos que passaram pela árdua rotina de estudos preparatórios par a certificação PMP® sabe como a o caminho é longo e deve ser bem planejado e executado para evitar surpresas desagradáveis durante a prova. Porém, não é apenas a fase de estudos que nos impõe desafios, como também a prova em si. Nesse sentido, o propósito dessa enquete foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos à certificação PMP®, durante o exame realizado pelo PMI®.

Continuar lendo “Resultado da Enquete: “Qual a maior dificuldade enfrentada no exame PMP?””

Resultado da Enquete: “Qual é o principal obstáculo na produtividade das organizações?”

Resultado - Qual é o principal obstáculo na produtividade das organizações

Análise

Nossos leitores foram questionados sobre qual seria, na visão deles, o principal obstáculo na produtividade das organizações nos dias atuais. A inexistência de um planejamento estratégico foi a opção preferida dos participantes da enquete com 53% dos votos. O blog COBLUE OKR aponta 15 problemas que as empresas brasileiras sofrem por não possuírem um planejamento estratégico, a saber:

  1. Falta de Competitividade;
  2. A disputa com o concorrente é baseada em preços baixos, descontos e promoções;
  3. Baixa margem de lucro;
  4. Não sabem como inovar no mercado em que atuam;
  5. Não conseguem prever as ações dos concorrentes ou do mercado;
  6. Possuem problemas financeiros;
  7. Necessitam de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
  8. Custos mais altos que o necessário;
  9. São mais sensíveis a crises econômicas e políticas;
  10. Não possuem um posicionamento claro e não fidelizam os clientes;
  11. Não conseguem crescer;
  12. Não adquirem escalabilidade;
  13. Quebram sem saber o real motivo;
  14. Só percebem problemas quando já é tarde para resolver;
  15. Não possui foco no desenvolvimento, ficando presos em problemas pequenos do dia a dia da empresa.

Conseguiu perceber a importância de qualquer organização possui um planejamento estratégico adequado que busque tornar a empresa mais forte e competitiva no mercado? Em segundo lugar, aparece com 21% dos votos a falta de gerenciamento de projetos como fator fundamental na produtividade das organizações. Qualquer planejamento estratégico necessita da realização de projetos que o materializem. Sendo assim, os projetos são fundamentais para alcançar as metas traçadas no plano e atingir os objetivos da organização. Dificuldades na gestão pessoal de tempo (11%), distrações no ambiente de trabalho (10%) e assédio moral (5%) também foram lembrados como fatores que reduzem a produtividade nas organizações.

4º Congresso Sergipano de Gerenciamento de Projetos

inc_thumb3

Sobre o Congresso

No quinto ano de sua fundação, o PMI SERGIPE CHAPTER organiza o 4º CSGP. Neste ano o Congresso Sergipano Gerenciamento de Projetos traz palestrantes de renome internacional, buscando assim o melhor para você! A realização do 4º CSGP tem como maior objetivo, proporcionar à comunidade novas maneiras de vencer o desafio de entregar projetos e agregar valor aos negócios.

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de Agosto de 2016 na UNIT (Universidade Tiradentes), no campus Farolândia. Contamos com a sua presença!

Inscrições

Aproveite os lotes promocionais para fazer a sua inscrição com desconto. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a Diretoria de Eventos. Aproveite o desconto de associados e conveniados. Não perca a oportunidade de participar deste evento. Associe-se ao PMI e obtenha diversos benefícios.

* 1º Lote até o dia 30 de Junho de 2016

Palestrantes Confirmados

Ricardo-TrianaRicardo Triana

Tema da palestra: Alinhamento Estratégico de Projetos na Prática.

Linkedin

Acilio-MarinelloAcilio Marinello

Tema da palestra: Projetos sociais e sustentáveis – casos de sucesso ao redor do mundo e fontes de financiamento.

Linkedin

Farhad-AbdollahyanFarhad Abdollahyan

Tema da palestra em breve

Linkedin

Hellen-AlmeidaHellen Almeida

Tema da palestra em breve

Linkedin

AAEAAQAAAAAAAAarAAAAJDU2MjMxN2M3LTQzYjgtNGQ0Yy04MzNiLTI2MWYyOTEyYzcwZAThiago Ayres

Tema da palestra em breve

Linkedin

Marco-EnesMarco Enes

Tema da palestra em breve

Linkedin

Victor-MassariVictor Massari

Workshop: Agile Lego Challenge.

Linkedin

Sobre o PMI-SE

O PMI Sergipe Chapter é uma representação local da organização mundial líder em Gerenciamento de Projetos PMI (Project Management Institute) . Servindo como interlocutor dos padrões que descrevem as melhores práticas, certificações que atestam conhecimento e experiência, e recursos para o desenvolvimento profissional, oportunizando uma rede de relacionamento com a comunidade de Gerenciamento de Projetos.

O PMI (Project Management Institute) é principal e mais conhecida organização de gerenciamento de projetos do mundo e que conta com mais de 650.000 associados – em mais de 160 países. Todos os principais setores estão representados, inclusive tecnologia da informação, defesa e aeroespacial, serviços financeiros, telecomunicações, engenharia e construção, agências governamentais, seguro, saúde e muitos outros.

Missão

Avançar na prática e na profissão de gerenciamento de projetos em Sergipe, de uma maneira consciente e proativa, para que as organizações locais apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos em seus empreendimentos e obtenham o sucesso almejado.

Se tornar nos próximos 2 anos um Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos de Sergipe, sendo uma referência na disseminação das práticas para a comunidade.

Visão

Se tornar nos próximos 2 anos um Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos de Sergipe, sendo uma referência na disseminação das práticas para a comunidade.

Valores

Entrega de Valor; Transparência; Qualidade; Valorização do trabalho voluntário.

Equipe Organizadora

O PMI-SE é dirigido por voluntários que ajudam a executar as ações definidas no planejamento estratégico. Este evento é uma das principais ações do Capítulo e foi promovida pelos diretores, sombras e outros voluntários.

Local

UNIT – Universidade Tiradentes, campus Farolândia, bloco G – auditório 1 Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490

Maiores Informações

Presidência | presi@pmise.org.br

Diretoria de Eventos | eventos@pmise.org.br

Diretoria de Comunicação | comunicacao@pmise.org.br

https://www.facebook.com/PMISergipe/

http://pmise.org.br/

Resultado da Enquete: “Qual é a principal causa de conflitos em projetos?”

Resultado - Qual é a principal causa de conflitos em projetos

Análise

Questionamos aos nossos leitores qual seria a principal causa geradora de conflitos em projetos e obtivemos os seguintes resultados. Apontado como o fator preponderante para geração de conflitos está a mudança de escopo, a qual obteve 33% dos votos. Quando se muda escopo, há um impacto direto em prazos e custos e, consequentemente, na satisfação do cliente e patrocinador o que pode gerar um desgaste de relacionamento com a equipe do projeto. Em segundo lugar, figura a expectativa das partes interessadas com 17% dos votos. Alinhar desde o início com os stakeholders qual é o objetivo do projeto e quais serão as entregas que a serem realizadas durante sua execução é atividade fundamental para evitar possíveis conflitos de interesses. Já os prazos estabelecidos são vistos como a terceira maior causa de conflitos. Observe como esses fatores estão intimamente ligados, pois a mudança de escopo provavelmente irá afetar os prazos estabelecidos e, consequentemente, a expectativa das partes interessadas previamente alinhadas.

Por fim, os demais fatos citados como fontes geradoras de conflitos foram definição das prioridades (15%), custos (8%), alocação de recursos (6%) e outra (5%). Dentre as outras causas, a comunicação foi a mais citada, pois muitas vezes os ruídos nos meios levam diversos projetos ao fracasso ou perdas significativas de recursos e tempo.

Kanban: o que é e para que serve?

ettinger-kanban-projectlab-pp

Proveniente do vocabulário japonês, “Kanban” significa registro ou rosto visível. Isso justifica o fato dessa palavra ter sido utilizada para representar uma ferramenta visual e colaborativa bastante útil para empresas que pretendem melhorar a sua performance. Apesar de ter nascido com o objetivo de aprimorar uma linha de produção de fábrica, Kanban também pode ser utilizado como gerenciador de tarefas e essa é uma das suas principais funções nos dias atuais.

Criado e inicialmente utilizado pela Toyota em sua linha de montagem, o Kanban baseia-se em um quadro seccionado em colunas verticais onde são afixados post-its coloridos, o modelo permite a organização de atividades de uma ou mais equipes. As colunas representam o estado de cada tarefa por onde os post-its vão transitar e podem ser nomeadas como “início”, “em andamento” e “finalizado”. Dessa forma, o modelo pode ser adaptado e aplicado em diversas áreas de conhecimento como desenvolvimento de software, construção civil, indústria farmacêutica, etc.

Devido à sua simplicidade e objetividade, o Kanban pode funcionar como um modelo de prática ágil. Porém, ao contrário do Scrum, o Kanban tem como prática limitar a quantidade de tarefas em cada coluna. Isso contribui para o fortalecimento do time, pois quando o limite de uma coluna tiver sido alcançado, será necessário que todos os membros paralisem as demais atividades e auxiliem em conjunto na conclusão das tarefas não iniciadas ou finalizadas. Essas atividades podem ser executadas a partir de prioridades definidas por uma numeração ou cor do post-its.

Deseja conhecer mais a fundo essa ótima ferramenta e os princípios ágeis que irão ajudar a tornar o trabalho em sua empresa mais rápido e eficaz? Então não perca tempo e inscreva-se no curso Fundamentos em Métodos Ágeis da Projectlab. Aprenda novas técnicas e abordagens em um ambiente lúdico que estimula a absorção do conhecimento.

Este post trata-se de um publieditorial.

Revista MundoPM ed. 64

revista_ed64

A edição de nº 64 da Mundo Project Management, maior revista de gerenciamento de projetos do Brasil, traz um artigo bastante interessante, o qual apresenta a criação de um método capaz de elaborar o planejamento estratégico empresarial numa única página. Idealizado e concebido por Luciano Passos, Presidente do PMI Sergipe e Superintendente de Gestão Estratégica no Banco do Estado de Sergipe, o Strategy Model Canvas tem como objetivo ser uma metodologia simples e ágil, utilizada para concepção de um plano visual e colaborativo que contenha elementos essenciais para determinar a estratégia da organização para um determinado ciclo. Além disso, proporciona uma visão 360º do ambiente em que a empresa está inserida.

No decorrer do artigo, Luciano Passos descreve os conceitos e princípios que regem o método, como também demonstra sua aplicabilidade através de um exemplo de definição da estratégia de que mudaria a trajetória do maior Circo Artístico do Mundo, o Cirque Du Soleil. Vale a pena conferir! Maiores detalhes sobre o Strategy Model Canvas podem ser encontrados no site oficial strategymodelcanvas.com.br. O lançamento do livro sobre a nova metodologia está previsto para o próximo ano.

SMC